I SEMINÁRIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR: HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE

NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

 

Data para divulgação da avaliação dos trabalhos

A Comissão de Trabalhos do I Seminário Internacional Interdisciplinar: Humanização em Saúde informa que o resultado da avaliação dos trabalhos será divulgado via e-mail até o dia 25/09/2013. Neste informe irá constar o local, data e o horário da participação de cada autor.

A data limite para envio dos trabalhos é até dia 06/09/2013.

Orientações para Submissão de Trabalhos: As inscrições estão limitadas ao envio de 2 resumos por autor principal. Cada trabalho pode conter, no máximo, 5 autores. Letra: Times New Roman 12. Folha A4, espaço 1,5 e justificado, margens (superior e inferior: 4cm, esquerda e direita 3cm). Deve ser salvo em Documento Compatível com o Word 97-2003.

Título: em letras maiúsculas com mesma formatação do texto;

Nome dos Autores: – Ordem de numeração sobrescrito dos autores – Primeiro o Sobrenome depois o Nome (Ex: EINSTEIN, Albert ¹) – O primeiro nome deve ser o do apresentador e o último o nome do orientador; Resumo: Introdução, Objetivo, Método, Resultado e Discussão, Conclusões. Titulação dos Autores: Deve ser pela ordem do sobrescrito do nome dos autores. O Seminário possui dois módulos para apresentação dos trabalhos:

-Resumo simples: Texto limitado a 300 palavras.

-Resumo expandido (para concorrer à premiação); Texto limitado a 1100 a 1200 palavras.

O resumo deve ser enviado para o e-mail : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O assunto do arquivo e nome do arquivo deve ser o nome do primeiro autor. (Ex: EINSTEIN, Albert).

No texto do e-mail deve conter o eixo no qual se enquadra seu resumo.

Por exemplo: Eixo 1- Diferentes metodologias para a aplicabilidade de estratégias humanizadas;

Os resumos somente poderão ser apresentados na modalidade de pôster; O pôster deverá ser apresentado em forma de banner. Recomenda-se que o mesmo seja confeccionado nas medidas de 1,10m de altura por 0,90m de largura.

A equipe de avaliadores será composta por professores e profissionais da saúde a serem designados pela comissão organizadora do evento.

IMPORTANTE:

- Resumos que não cumprirem com as exigências acima descritas não serão aceitos;

- A Comissão científica não irá esclarecer ou justificar os motivos do não aceite dos trabalhos no evento;

- O apresentador do trabalho (autor ou co-autor) deverá estar devidamente inscrito no Seminário;

- Além dos requisitos descritos, o processo de avaliação observará os seguintes critérios para a aprovação dos trabalhos:

- A temática do trabalho deve ser relevante para o tema do Seminário e se enquadrar nos respectivos eixos apresentados;

- Encadeamento lógico entre os tópicos; Clareza, coerência e concisão;

EIXOS:

1. Diferentes metodologias para a aplicabilidade de estratégias e ações de humanização;

Dentro do contexto da importância em aplicar práticas humanizadas no atendimento em saúde, diferentes estratégias se incluem. Este eixo destina-se a descrição, detalhamento e/ou proposição de diferentes técnicas e estratégias de inclusão da humanização no âmbito da saúde. O objetivo é possibilitar a livre discussão de técnicas eficientes, adequadas, que agilizem e diversifiquem as ações em saúde, de modo a colaborar com o acervo técnico- científico e o progresso nas ações de humanizar.

2. Tecnologias de Humanização e Segurança na Assistência à Saúde;

Merhy et al., estabeleceram tipos de Tecnologia para a área de Saúde agrupando-as e definido-as como: leve, leve-dura e dura, baseados em conceitos prévios.

Considerar tecnologia leve é expressar um processo de produção da comunicação, das relações, de acolhimento, de autonomização, de vínculos que conduzem ao encontro dos usuários com as necessidades de ações na saúde; A tecnologia leve-dura incluindo os saberes estruturados representados pelas disciplinas que operam em saúde, a exemplo da clínica médica, odontológica, epidemiológica, enfermagem, entre outras; A tecnologia dura pode ser representada pelo material concreto como equipamentos tecnológicos (hardware), mobiliário tipo permanente ou de consumo, normas e rotinas, estruturas organizacionais. Apesar de se inter-relacionarem, o tipo de tecnologia utilizada é dada em conformidade com a área em que o profissional/pessoa humana atua.

Propõe-se uma política incentivadora do protagonismo dos sujeitos e da ampliação da atenção integral à saúde. Nesse eixo, pretende-se reforçar o compromisso com o sujeito e seu coletivo, o estímulo a diferentes práticas terapêuticas e coresponsabilidade de gestores, trabalhadores e usuários no processo de produção da saúde.

3. A Humanização no Ensino e na Gestão do Trabalho;

No eixo da gestão do trabalho, propõe-se a promoção de ações que assegurem a participação dos trabalhadores nos processos de discussão e decisão, fortalecendo e valorizando os trabalhadores, sua motivação, o autodesenvolvimento e o crescimento profissional. Ainda, indica-se o acompanhamento e avaliação sistemáticos das ações

realizadas, estimulando a pesquisa relacionada às necessidades do SUS na perspectiva da humanização. Para propiciar mudanças e qualificar o atendimento em saúde, almeja-se através da Política Nacional de Humanização (PNH) que ocorra transformações no campo da formação, com estratégias de educação permanente e o consequente aumento da capacidade dos trabalhadores para analisar e intervir em seus processos de trabalho.

 

realizacao

Go to top