O Hospital Santa Casa de Uruguaiana realizou, na noite desta quinta-feira, 28/7, uma nova captação de órgãos para transplante. A doação, autorizada pela família, veio de um homem de 56 anos, morador de Itaqui, que estava internado desde o último sábado, 23/7, e teve a morte encefálica confirmada na quarta-feira, 27/7. Foram captados os dois rins.

Na captação atuou a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do HSCU, que tem a coordenação do médico Luiz Fernando Cibin. O procedimento cirúrgico de coleta foi realizado por equipe de especialistas da Organização de Procura de Órgãos (OPOs), formada pelos médicos cirurgiões Mayara Macry e Filipe Abtibol e pelo enfermeiro Erian Ramos, com apoio de equipe de profissionais do Centro Cirúrgico do HSCU formada pelo médico anestesiologista Vinícius Porciuncula, o enfermeiro Gustavo Cabral, pelo técnico José Daniel Duzac e a instrumentador Carla Melo.

O HSCU faz um agradecimento muito especial à família deste paciente, que em meio à sua dor, foi capaz de alcançar esperança de vida a outras duas famílias.

Go to top