O salão nobre da Prefeitura Municipal sediou nesta sexta-feira, 3/12, o I Encontro de Gestores de Saúde da fronteira Oeste. O evento foi organizado pelo Hospital Santa Casa de Uruguaiana, com o objetivo de reunir gestores hospitalares e secretários de saúde para debater ações para o fortalecimento da rede hospitalar.

Seguindo a premissa de que ‘juntos somos mais fortes’, a Santa Casa propôs a criação de um cluster entre os hospitais. O conceito trata sobre a união entre empresas de um mesmo setor de atividade, que cooperam entre si. A partir desta união, se vislumbra a facilitação para obtenção de respostas às demandas em comum entre as instituições, além de baratear o custo de determinadas operações, como compra de medicamentos e equipamentos.

De acordo com a gestora administrativa do HSCU, enfermreira Thaís Aramburu, existe cada vez mais a necessidade de união entre os hospitais da região. “Na seara da saúde, os desafios são numerosos e diários. Especialmente neste momento, em que ainda vivemos uma pandemia global, a rotina de quem cuida das instituições que cuidam das nossas comunidades tem sido de fazer muito com pouco”, explica. “E por que não pensar em uma instituição que congregue a força coletiva em prol do fortalecimento da rede hospitalar da fronteira oeste? Esta é nossa proposta”, finaliza.

Ao lado do servidor Charles Jopas, representando a Secretaria Municipal de Saúde, Thaís também destacou a importância da relação dos hospitais com as secretarias de saúde. Durante a palestra “Relação Secretaria de Saúde x Hospitais”, foram explanados os modelos de parcerias e convênios adotados em Uruguaiana, entre o HSCU e a SMS.

Estiveram presentes no evento provedores dos hospitais da região, administradores e gestores e secretários de saúde da região. Houve representação de Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Sant’Ana do Livramento, São Borja, e São Gabriel. Além da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde.

A proposta foi bem aceita entre os presentes e uma nova reunião de trabalho já foi agendada.