Procedimentos que antes eram realizados somente fora do município, agora estão disponíveis no HSCU.

Pacientes oftalmológicos, que necessitam de procedimento cirúrgico para retirar a catarata, têm motivo para comemorar. Teve início nesta semana a realização dessas cirurgias, no Hospital Santa Casa. Antes, o procedimento era realizado através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Secretaria Municipal de Saúde, que encaminhava os pacientes para Rosário do Sul, distante cerca de 250 quilômetros de Uruguaiana.

Entre a segunda e a terça-feira foram realizados 47 procedimentos entre facectomia com implante de lente intraocular (cirurgia de catarata) e exérese de pterígio. Os procedimentos foram possíveis a partir de um convênio entre a Secretaria de Saúde e o Hospital Santa Casa. As cirurgias são executadas por médicos especialistas, vindos do Rio de Janeiro e que estão de mudança para Uruguaiana, e recentemente contratados pelo HSCU. Pelo menos 300 procedimentos, entre cirurgias, exames e consultas serão realizados por mês através do convênio.

“Estamos ofertando um serviço com profissionais qualificadíssimos, utilizando equipamentos de ponta e técnicas modernas. E isso aqui em Uruguaiana, sem que seja necessário o paciente se deslocar para outra cidade para fazer o procedimento, e depois se deslocar novamente para consulta de revisão. A importância desse serviço é muito grande e estamos muito contentes em o ofertar a nossa comunidade. Este momento, sem dúvida, já entrou para a história”, ressalta a gestora administrativa do Hospital Santa Casa, Thaís Aramburu. “Um sonho antigo que agora vira realidade. Pessoas que antes tinham que deixar a cidade para a realizar às cirurgias poderão ser operadas e se recuperar perto de suas famílias”, completa o prefeito Ronnie Mello.

Os médicos

Os procedimentos foram realizados pelos cirurgiões oftalmológicos Daniel Leziria e Eduarda Barbará e pelo anestesista Vitor Gonzaga Coimbra Pereira.

Entre os diferenciais trazidos pelos profissionais está a anestesia tópica, administrada por meio de um colírio. “Ela traz maior conforto ao paciente no pós-operatório e diminui quaisquer riscos”, explica Vitor.

Utilizando tecnologia avançada, cada procedimento tem em média dez minutos de duração e os resultados são imediatos. “O paciente deixa a sala de cirurgia enxergando”, frisa Daniel.

Antes dos procedimentos todos os pacientes passaram por consulta com os especialistas e exames pré-operatórios, após passaram por revisão e já receberam alta médica. “Todos os pacientes tiveram uma excelente evolução, o que nos deixa muito felizes e gratos”, comenta Eduarda, uruguaianense que retorna a sua terra.

Os procedimentos foram todos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Go to top