O Hospital Santa Casa de Uruguaiana participou nesta terça-feira, 13/7, da sessão ordinária da Câmara de Vereadores. O convite foi dos vereadores Egídio de Carvalho e José Carlos Barbosa Zaccaro, tendo como objetivo apresentar as ações e os resultados da instituição no combate a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Entre os dados que apresentamos:

INTERNAÇÕES E ALTAS

Entre março de 2020 até maio de 2021 o Hospital Santa Casa de Uruguaiana registrou mais de mil internações por covid-19, com média considerável de altas hospitalares e taxa de óbito geral significativamente baixa. São 1 334 pacientes internados, com grande aumento nos cinco primeiros meses de 2021 – 330 hospitalizações no ano passado e 1 004 em 2021.

Desse total, 908 receberam alta hospitalar e retornaram para casa; 367 infelizmente evoluíram para óbito (incluindo pacientes de outras cidades que foram atendidos na instituição); e 54 pacientes foram transferidos para outros municípios.

ÍNDICES DE MORTALIDADE

Se comparado aos dados publicados pelo estado do RS, no que diz respeito a letalidade em internações hospitalares, a Santa Casa de Uruguaiana apresenta menores taxas de mortalidade. Isso se repete nos três índices considerados: taxa de óbito geral em internações, a taxa de óbito em UTI e a taxa de óbito em ventilação mecânica.

No índice geral, a taxa de mortalidade na Santa Casa é de 27,51% enquanto o índice gaúcho é de 39%. Entre os pacientes da UTI, a Santa Casa tem um índice de 63,35% enquanto o Rio Grande do Sul tem um percentual de óbito de 81%. Entre os pacientes que necessitam de ventilação mecânica – a chamada intubação – a mortalidade na Santa Casa é de 80,42%, enquanto no estado alcança 91%.

Entre os municípios da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e a Região Covid Uruguaiana (R03), apesar de ser o maior município e possuir a maior população, o município é o terceiro com maior número de óbitos, considerando dados de mortalidade por cada 100 mil habitantes.

TAXA PRÓXIMA AOS PAÍSES EUROPEUS

Ao analisar a taxa de mortalidade registrada no ano de 2020, o HSCU apresenta um índice abaixo do índice nacional. Enquanto no Brasil, a mortalidade fechou o ano em 38%, o índice da Santa Casa é de 23%, se aproximando dos índices registrados em países europeus, como a da Alemanha, que é de 22%.