Nos últimos dois anos o SESMT da instituição realizou o treinamento de prevenção e combate a incêndio de 60% do quadro funcional.

O Hospital Santa Casa de Uruguaiana conquistou na semana passada o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (APPCI), documento emitido pelo Corpo de Bombeiros, que certifica o plano de prevenção e combate a incêndios da instituição e diz que o hospital possui capacidade de atuar com segurança em um eventual sinistro.

A obtenção do alvará é motivo de comemoração tanto para a direção da instituição quanto para o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), responsável pela elaboração do plano. Esta é a primeira vez que a Santa Casa obtém a aprovação do seu PPCI, configurando este como um fato histórico.

“Nos últimos anos, a direção do hospital em conjunto com o setor de Segurança e Medicina do Trabalho primou pela segurança frente à proteção contra incêndios”, conta a enfermeira coordenadora do SESMT, Sabrina Siqueira.

“Podemos afirmar que a Santa Casa de Uruguaiana se encontra em um patamar elevado frente à grande parte dos estabelecimentos de saúde em nosso estado e país, que ainda buscam adequar suas instalações a fim de obterem o licenciamento e o Alvará”, completa o engenheiro de Segurança do Trabalho, Márcio Toller, responsável técnico do PPCI.

Além dos dois profissionais, o SESMT da Santa Casa de Uruguaiana é formado pelo médico do trabalho Moacir Tassinari, pelos técnicos em Segurança do Trabalho Daniel Collazzo, Jenifer Mendes, Keizi Cuty e pela auxiliar administrava Jessy Quintana.

PPCI

O PPCI é um conjunto de medidas protetivas que objetivam organizar e gerenciar a efetividade da segurança contra incêndios em um estabelecimento, visando o impedimento na ocorrência de sinistros e assim possibilitando proteger a integridade das pessoas e prédios.

Para a obtenção do Alvará, em conformidade com a legislação vigente do Corpo de Bombeiros do RS, todo o estabelecimento ou edificação, onde exista risco à vida ou a integridade física dos seus ocupantes ou pessoas que circulam nestes locais, assim como os prédios que o rodeiam, devem providenciar o licenciamento destas edificações ou das suas áreas de riscos de incêndios.

Os trâmites exigidos para a obtenção do Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio fazem parte de um criterioso acervo documental e projeto técnico, passando pelas fases de análise documental e do Plano, para somente assim obter o Certificado de Aprovação do PPCI.

Posteriormente a emissão do Certificado de Aprovação (C.A.), o estabelecimento deverá executar as medidas protetivas aprovadas neste projeto técnico, sendo esta fase de implementação dos equipamentos de proteção (extintores), sinalização de orientação e salvamento, iluminação de emergência, saídas de emergência e treinamento de pessoas (TPCI).

O alvará foi concedido após vistoria do Corpo de Bombeiros realizada no último dia 12, na qual foi comprovada a instalação das medidas protetivas, plenamente em conformidade com o projeto técnico aprovado.

Nos últimos dois anos o SESMT já realizou o treinamento de aproximadamente 450 funcionários, quantidade esta superior a 60% do seu quadro funcional, proporcionando aos participantes conhecimento e a visão prevencionista frente à sinistros. Dessa forma, primando pelo zelo dos colaboradores, pacientes, acompanhantes e da estrutura física da Santa Casa.

A gestora administrativa do HSCU comemorou a obtenção do alvará, destacando a importância dele e agradecendo às equipes responsáveis por torná-lo realidade. “Receber esse alvará é um marco para a Santa Casa. Ele representa segurança aos pacientes, funcionários, acompanhantes, visitantes. De todos que transitam pelo hospital. Ele é também o resultado de um trabalho feito com afinco, cuidado e seriedade não somente pelo SESMT, mas também pelos demais setores de apoio, como manutenção, Tecnologia da Informação, Compras, Almoxarifado. Enfim, todos os funcionários envolvidos estão de parabéns por finalmente termos o APPCI”.