O Hospital Santa Casa de Uruguaiana recebeu na tarde desta quinta-feira, 18/3, a doação de cinco ventiladores mecânicos (respiradores) que reforçarão o atendimento a pacientes com covid-19. Os equipamentos foram doados a partir de ação capitaneada pelo Instituto Cultural Floresta (ICF), com apoio da Associação dos Arrozeiros, Sindicato Rural e Fundação Pioneiros. Foram adquiridos a partir de uma campanha criada pelo ICF, na qual participaram também mais de uma dezena de pequenos doadores

Denominado Ventilador Pulmonar Inteligente (VI - C19), o equipamento tem uma tecnologia inovadora, desenvolvida pela empresa mineira de soluções tecnológicas TACOM e custo abaixo do que concorrentes no mercado (R$ 36 mil, enquanto os demais custam cerca de R$ 60 mil).

Os equipamentos chegaram a Uruguaiana em um avião da FAB, e foram recebidos por Nilson Faria Correa, Roberto Fagundes, Eduardo Velo e Fernando Ruschel dos Santos, representando o Sindicato Rural, Associação dos Arrozeiros, Fundação Pioneiros e o ICF respectivamente. O grupo se dirigiu ao Hospital Santa Casa, onde fez a entrega à gestora administrativa do Hospital Santa Casa e ao prefeito Ronnie Mello (PP).

Novos leitos

Os novos equipamentos integrarão os cinco novos leitos a serem instalados nos próximos dias. Atualmente, o HSCU está realizando a restruturação física do espaço que irá abrigá-los.