“Ao executar este procedimento, nosso serviço passa a integrar um seleto grupo de hospitais do Estado que realizam este tipo de tratamento”, aponta o cirurgião Diego Kleinubing.

 

Uma técnica para tratamento de tumores no fígado inédita na região foi realizada no Hospital Santa Casa de Uruguaiana, pelo Núcleo de Especialidades Oncológicas (NEO) Francisco Martins Bastos do Hospital Santa Casa de Uruguaiana

Se trata de uma quimioembolização transarterial de tumor hepático para tratar um Hepatocarcinoma (câncer primário do fígado). O procedimento foi realizado pelos médicos Diego Rossi Kleinubing (cirurgião do Aparelho Digestivo) e Eduardo Pedrolo (neurocirurgião), em conjunto com o serviço de Hemodinâmica. Participaram a cirurgiã do aparelho digestivo Lívia Maia Lellis e os anestesiologistas Rafael Dorneles e Vinicius Lameiro Porciuncula.

O primeiro paciente a ser submetido à técnica é um homem de 76 anos, no final do mês de outubro, que recebeu alta hospitalar 48 horas após a realização do procedimento. “Ao executar este procedimento, nosso serviço passa a integrar um seleto grupo de hospitais de nosso Estado que realizam este tipo de tratamento”, aponta Diego Kleinubing.

De acordo com ele o procedimento consiste em introduzir um micro cateter na artéria hepática através da punção de uma artéria na perna e a seguir na artéria que nutre o tumor, injetando quimioterápico diretamente no local.

Na sequência, outros dois pacientes foram submetidos à técnica, uma mulher de 65 anos, na primeira quinzena de novembro, e um homem de 69 anos, na segunda quinzena. A partir de agora, quimioembolização transarterial passa a ser uma opção para os pacientes com esse tipo de tumor em Uruguaiana. “Fará parte da nossa rotina de tratamento a partir de agora”, completa Kleinubing

O especialista explica que o procedimento pode ser realizado para tumores hepáticos primários, classificados no estágio B, segundo o sistema de classificação de Barcelona (BCLC). “Esse tratamento vem a enriquecer o arsenal terapêutico para o hepatocarcinoma que a instituição já tem, como a cirurgia, a ablação por radiofrequência e o tratamento sistêmico”, completa.

Alta complexidade

O Hospital Santa Casa é referência regional em alta complexidade em oncologia, atendendo a pacientes de 11 cidades: Alegrete, São Gabriel, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Itaqui, Santa Margarida do Sul, Quaraí, Manoel Viana, Barra do Quaraí, Maçambará e Uruguaiana, atendendo uma população de mais de 465 mil pessoas (Censo 2010). São cerca de mil pacientes em tratamento atualmente pelo Sistema Único de Saúde, por convênios e particular.

Em busca da excelência no atendimento a pacientes com câncer, criou recentemente o Núcleo de Especialidades Oncológicas Francisco Martins Bastos. Se trata de uma restruturação do serviço, objetivando integrar e personalizar a atenção ao paciente oncológico.

Go to top