Foi bem-sucedida a primeira cirurgia realizada com os novos conceitos que passam a nortear o atendimento em oncologia no Hospital Santa Casa a partir da criação do Núcleo de Especialidades Oncológicas (NEO) Francisco Martins Bastos.

Se tratou de procedimento cirúrgico de alta complexidade para retirada de tumor renal metastático em um paciente de 46 anos. O procedimento teve mais de cinco horas de duração e contou com médicos cirurgiões de três especialidades diferentes. Atuaram os cirurgiões do aparelho digestivo Diego Rossi Kleinubing e Lívia Maia Lellis, o traumatologista Jonas Barreiro, e o urologista Tiago Wobido, e ainda o anestesiologista Vinícius Porciuncula.

Kleinubing e Lívia explicam que o procedimento é parte do tratamento do paciente, que já recebeu alta hospitalar após duas semanas de internação – dos quais sete dias foram na UTI – e agora seguirá em atendimento multiprofissional no serviço.

NEO

Em busca da excelência no atendimento a pacientes com câncer, o Hospital Santa Casa de Uruguaiana criou no início do mês o Núcleo de Especialidades Oncológicas Francisco Martins Bastos.

Se trata de uma restruturação do serviço, objetivando integrar e personalizar a atenção ao paciente oncológico. No último sábado, o Núcleo foi tema de reunião entre a administração da instituição e os médicos que integram o serviço.

Atualmente, o serviço atende a 11 cidades: Alegrete, São Gabriel, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Itaqui, Santa Margarida do Sul, Quaraí, Manoel Viana, Barra do Quaraí, Maçambará e Uruguaiana. São cerca de mil pacientes em tratamento assistidos pelo Sistema Único de Saúde, por convênios e particular.