Desde que assumiu o Hospital Santa Casa a atual administração trabalha para manter em dia os salários de seu quadro funcional e busca alternativas para pagar o passivo deixado por administrações anteriores, composto por salários, férias e 13º salário referentes ao ano de 2018.

Após 20 meses de esforços, finalmente, chegou a hora de celebrar a concretização desse objetivo. Hoje, o Hospital Santa Casa deposita os valores devidos a cerca de 650 funcionários, que apesar das dificuldades enfrentadas permaneceram atuando na instituição e dando o seu melhor em nome da saúde da população de Uruguaiana. O valor repassado alcança R$ 893.619,55 e é referente aos salários dos meses de março, agosto e novembro, e férias dos meses de março e dezembro.
O pagamento foi possível graças ao esforço de uma gestão responsável e comprometida, que obteve êxito em uma importante negociação junto a Caixa Econômica Federal. A Santa Casa conseguiu o adiamento do pagamento de parcelas do empréstimo de R$ 44 milhões contraído pela instituição em 2017. “Essa negociação foi fundamental para que obtivéssemos êxito nesta questão. Conseguimos o adiamento por dois meses e esse valor será destinado ao pagamento dos funcionários”, explica a gestora administrativa, Thaís Aramburu.
Ela destaca que, em razão do empréstimo contraído, o Hospital Santa Casa paga a Caixa Econômica Federal aproximadamente R$ 850 mil ao mês. Esse valor já é descontado de forma direta dos repasses federais mensais ao HSCU.
13º salário
Resta ainda uma dívida referente a salário do mês de dezembro e 13º salário de 2018. Esse valor também será quitado, porém, em razão de impossibilidade financeira do momento, não foi possível que a quitação ocorresse juntamente com o restante das dívidas. “Esse valor deve ser pago até o final do ano”, conclui Thaís.
Médicos
Outra questão que vem sendo trabalhada com afinco são os vencimentos em atraso dos médicos da instituição, referentes aos anos de 2017 e 2018. A administração vem buscando alternativas para que tais pendencias sejam quitadas assim que possível.