Dois novos leitos para atender a pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19 estão sendo montados pelo Hospital Santa Casa de Uruguaiana. Será um novo leito intensivo e um leito semi-intensivo.
A gestora administrativa da instituição, enfermeira Thaís Aramburu, diz que para montagem dos novos leitos, serão utilizados dois ventiladores mecânicos portáteis (usados para remoção de pacientes), alcançados à instituição pelo Governo Federal. “Com esses equipamentos vamos conseguir montar mais um leito de UTI e um leito semi-intensivo. Infelizmente não teremos condições de montar dois leitos intensivos por falta de equipamentos. Para o segundo leito se faz necessário um monitor, que o hospital não possui”, explica Thaís. Segundo ela, são leitos emergenciais, que levam em conta o aumento nas internações por Covid-19.
UTI Covid
Os novos leitos integrarão a UTI Covid, composta atualmente por oito leitos. Pela primeira vez desde que foi montada, a unidade chegou nesta segunda-feira a ocupação de 88%, ou seja, sete dos oito leitos abrigam pacientes.
Dos sete pacientes internados, quatro estão em estado grave e fazem uso de ventilação mecânica. Além dos oito respiradores que fazem parte da UTI Covid, o Hospital dispõe de outros 21 equipamentos, porém, todos são empregados em outras unidades, como UTI Geral, UTI Neonatal, Pediatria, Pronto Socorro e Hemodinâmica (cardiologia), não sendo possível utilizá-los para montagem de novos leitos.
Leitos clínicos
Além dos leitos intensivos e semi-intensivo, a Santa Casa de Uruguaiana possui uma unidade clínica montada para atender pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19, com capacidade de até 45 leitos. Todos eles estão vagos.