O Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU) recebeu, na manhã desta segunda-feira, 11/5, a doação de cinco máscaras de ventilação mecânica não invasiva. O produto foi fabricado por uma empresa santa-cruzense e o transporte das máscaras de Santa Cruz do Sul até Uruguaiana também foi realizado através de parceria, intermediada pela Associação Brasileira de Transportadores Internacional (ABTI), junto à transportadora TNT Mercúrio.

A doação é da Owntec, uma Startup que nasceu em 2016 e cria soluções para laboratórios de engenharia. Com a pandemia pelo novo Coronavírus, surgiu o projeto Mergulhadores do Bem, uma ação social que resultou na criação de máscaras para ventilação não invasiva, que são utilizadas junto a ventiladores mecânicos, em pacientes com insuficiência respiratória.

O equipamento recebeu o nome de Ownig e é uma adaptação de uma de máscara de mergulho, que pode ser conectada a qualquer tipo de ventilador mecânico. De acordo com o CEO da Owntec, Luiz Barbieri, a ideia surgiu a partir de um modelo utilizado na Itália, que passou por alterações para melhoramento. Até o momento foram produzidas 50 máscaras, encaminhadas a hospitais em Santa Cruz do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Canoas, Santa Maria, e agora Uruguaiana. “O objetivo da máscara é postergar ou eliminar a necessidade de intubação”, destaca ele.

Para o pneumologista Luiz Fernando Cibin, responsável técnico pelo Pronto Socorro e um dos médicos a frente das ações de combate ao Coronavírus no HSCU, o equipamento é de grande benefício. “É uma máscara utilizada em pacientes com insuficiência respiratória, sem que seja necessário a intubação do paciente, que é um procedimento invasivo. Com isso, há redução no tempo de internação, no uso de sedação, no risco de infecção hospitalar. Além disso, colabora na redução do risco de contaminação dos profissionais, pois, durante procedimentos de intubação há uma grande liberação de aerossóis e, portanto, um aumento da chance de contaminação”.

“A Owntec fez um trabalho fantástico e somos muito gratos por termos sido beneficiados com essa iniciativa. A benefício do uso dessas máscaras é será enorme e a parceria da ABTI e da TNT Mercúrio também foi imprescindível para que esse produto chegasse até nós”, destacou a gestora administrativa da Santa Casa, enfermeira Thaís Aramburu.