Na última semana, foi realizada no Hospital Santa Casa de Uruguaiana uma neurocirurgia de grande porte para retirada de um tumor cerebral em uma paciente de 44 anos. O procedimento foi realizado pelo neurocirurgião Maurizio Beheregaray Padoin, com auxílio do neurocirurgião Eduardo Pedrolo e do anestesiologista Eduardo Silveira. Foi considerado um sucesso e a mulher se recupera satisfatoriamente.

Para realização da cirurgia foi utilizado um equipamento tecnológico de ponta chamado aspirador ultrassônico. Com ele é possível, ao mesmo tempo, fragmentar, aspirar e irrigar o tumor. De acordo com Padoin, ele traz diversas vantagens, como diminuição do tempo cirúrgico, menor sangramento, facilidade de progressão e maior segurança no procedimento, reduzindo os riscos de hemorragia e lesões. “Desta forma, ele garante ao médico uma maior preservação dos tecidos saudáveis do paciente, além de possibilitar que os vasos e nervos próximos não sejam impactados com a ação. Tudo para contribuir para que o paciente tenha uma rápida recuperação e seja o menos afetado possível pelo procedimento cirúrgico”, explica. Padoin ressalta que, no caso concreto, o uso do equipamento reduziu o tempo cirúrgico em duas horas.

Referência

Esta é uma das áreas de destaque do Hospital Santa Casa de Uruguaiana. A instituição é referência de alta complexidade em neurologia e neurocirurgia para onze municípios: Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana, atendendo uma população de mais de 465 mil pessoas (Censo 2010).

“A Santa Casa vem se solidificando, a cada dia, como referência em algumas áreas, entre elas a neurologia e neurocirurgia. É possível hoje realizar em Uruguaiana, procedimentos delicados, de grande porte, utilizando recursos de alta tecnologia e com uma equipe altamente capacitada. O resultado de intervenções como esta nos deixa muito satisfeitos e cada vez mais empenhados e motivados em oferecer ao nosso paciente um atendimento melhor e mais humanizado”, destaca a gestora administrativa do HSCU, enfermeira Thaís Aramburu.