Já está em funcionamento o Centro de Operações Especiais do Coronavírus, o COE – Corona, instalado pelo Hospital Santa Casa de Uruguaiana para atuar no enfrentamento ao Coronavírus.

O grupo de trabalho está sediado na administração do Hospital Santa Casa, e tem o objetivo de monitorar a evolução da doença e os casos suspeitos no município e, principalmente, preparar rede de saúde para atender possíveis pacientes. “Estamos atentos à evolução dessa pandemia e preparados para enfrentar o Coronavírus. É uma doença nova e os estudos seguem sendo realizados. Cada dia novas informações acerca dessa pandemia são conhecidas. O COE está acompanhando cada uma delas”, explica a gestora administrativa da Santa Casa, enfermeira Thaís Aramburu.

Além do Hospital Santa Casa, o COE é integrado pela Secretaria de Saúde, representada pela secretária Lilian Stumm e pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) representada pelas enfermeiras, doutoras em Enfermagem, Raquel Porter Garcia (professora do curso de Enfermagem e coordenadora acadêmica do Campus Uruguaiana), Jenifer Harter (professora e coordenadora do curso de Enfermagem), e Josefine Busanello (professora do curso de Enfermagem e coordenadora adjunta do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência no HSCU).

Entre as atribuições do centro estão elaborar os fluxos e protocolos de vigilância, assistência e laboratório de forma a ampliar o potencial de resposta contra a doença e subsidiar os gestores com informações técnicas sobre o assunto, para a melhor tomada de decisões. Entre os trabalhos já em desenvolvimento estão ações para informação e orientação da população, como o projeto Alô Corona e a criação do Plano de Contenção para Coronavírus o Covid-19: ações para o sistema prisional.

Thaís ressalta ainda que desde janeiro o Hospital possui um Plano de Contingência, criado pela Comissão de Controle de Infecção Hospital (CCIH), tendo como responsável o médico infectologista Felipe Zancan.

“Essas medidas irão reforçar o trabalho que já vem sendo feito, de informação e conscientização para que a população colabore com as medidas de prevenção à doença”, afirma o prefeito Ronnie Mello, destacando a importância da parceria com a Unipampa. “Santa Casa e Unipampa estão de mãos dadas nessa batalha e isso mostra a simetria das duas instituições em prol da saúde da nossa população”

A previsão é de que o COE atuará durante todo o período que houver a ameaça do COVID-19.