Trinta respiradores, distribuídos em quatro unidades, passarão por revisão e manutenção preventiva e corretiva.

Teve início a manutenção dos ventiladores mecânicos (respiradores) do Hospital Santa Casa de Uruguaiana. Ao todo são 30 equipamentos que passarão por revisão e manutenção preventiva e corretiva a fim de que estejam operando com 100% de sua capacidade. Os equipamentos estão instalados no Pronto Socorro – Área Vermelha, na Unidade de Tratamento Intensivo Adulta (UTI), Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTINEO) e na Unidade de Tratamento Intensivo para pacientes com COVID-19, que está sendo montada pela instituição.

A manutenção tem custo de R$ 130 mil e está sendo possível graças a doação de verba da Vara de Execuções Criminais (VEC), autorizada pelo juiz de Direito Thiago Tristão Lima, com parecer favorável dos Ministério Público através dos promotores Diego Corrêa de Barros (Saúde Pública) e Vitassir Edgar Ferrareze (Execuções Criminais).

Além dos ventiladores mecânicos, outros equipamentos como monitores e desfibriladores, estão sendo manutenidos, somando ao todo mais de cem equipamentos. A previsão é de que o trabalho seja concluído em duas semanas.

“A ajuda do Ministério Público através do promotor Diego, incansável desde que essa batalha teve início, e do promotor Vitassir, que também tem nos apoiado, foi fundamental, assim como a do Poder Judiciário, através do juiz Thiago Tristão. Não temos palavras para agradecer”, ressalta a gestora administrativa da Santa Casa, enfermeira Thaís Aramburu. “Esse é o momento de todos nos unirmos, darmos as mãos contra essa pandemia. E o Poder Judiciário e o Ministério Público têm sido eficientes e eficazes em nos estender a mão e oferecer essa ajuda. Somos imensamente gratos”, completou o prefeito Ronnie Mello.

Respiradores

Os principais fabricantes de respiradores do Brasil não têm estoque do equipamento para entrega imediata e devem levar ao menos 15 dias para fornecer uma nova leva de aparelhos para os hospitais. Os aparelhos são essenciais para a manutenção da vida de pacientes com quadros graves de infecção pelo novo Coronavírus.