Equipamento será utilizado em cirurgias neurológicas, traumatológicas, urológicas e cardiológicas.

O Hospital Santa Casa adquiriu um novo arco cirúrgico, que será utilizado para realização de cirurgias neurológicas, traumatológicas, urológicas e cardiológicas.

Se trata de um equipamento de raios-X no qual é possível produzir imagens em tempo real com até milhares de tons cinza através de geração de imagens digitais. São utilizados em cirurgias em geral, urologia, ortopedia, vasculares, implantes de marca passos entre outros procedimentos. Trata-se de uma máquina de raio-X especializada, devido ao seu formato arqueado, semicircular, projetado para trabalhar com menores valores de exposição. Os aparelhos de raios-X em arco cirúrgico utilizam intensificadores que ampliam suas leituras. Isso permite que quantidades menores de raios-X sejam utilizadas e resulta em menor exposição à radiação para o paciente e para os profissionais.

O equipamento escolhido é um Cios Select, um sistema robusto para procedimentos ortopédicos, traumatológicos, urológicos, gastroenterológicos , cardíacos e vasculares, permitindo maior cobertura. “Sem dúvidas trará grande benefício aos serviços cirúrgicos prestados pela instituição. É um equipamento avançado e altamente tecnológico”, explica a gestora administrativa do Hospital Santa Casa, enfermeira Thaís Delgado Brandolt Aramburu, destacando que antes da aquisição, o Hospital já possuía um arco cirúrgico, porém, um modelo mais antigo.Entre os benefícios da aquisição está a melhoria na qualidade das imagens e o aumento da capacidade de cirurgia.

O arco cirúrgico foi comprado com recursos oriundos em parte de emenda parlamentar do deputado Carlos Gomes e em parte com recursos próprios. “Precisamos lembrar que pouco mais de um ano atrás nossa Santa Casa estava fechando as portas. Hoje todos os setores estão em pleno funcionamento, nossos funcionários recebem em dias, e com a ajuda de nossa comunidade e de parceiros muito especiais, estamos reerguendo nosso único hospital”, destacou o prefeito Ronnie Mello.

O equipamento já está em atividade. Na tarde desta quarta-feira, 19/3, foi utilizado em cirurgia neurológica de coluna, aos cuidados dos neurocirurgiões Eduardo Pedrolo Silveira e Maurizio Beheregaray Padoin e da anestesiologista Ana Paula Vargas.