Gestão lembrou das melhorias na Clínica Renal e destacou a disponibilidade para o diálogo e a busca de melhorias para o setor.

Segunda quinta-feira do mês de março, este dia 12 foi marcado pelo Dia Mundial do Rim. A data não passou em branco no Hospital Santa Casa de Uruguaiana, que aderiu à campanha nacional Saúde dos Rins Para Todos, que neste ano teve o tema ‘Ame seus rins. Dose sua creatinina!’, encabeçada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Para marcar a data, alguns atividades foram preparadas, começando pela cerimônia de abertura, com a presença de pacientes em tratamento por hemodiálise e transplantados. Estiveram presentes a gestora administrativa do Hospital Santa Casa, Thaís Aramburu, o prefeito Ronnie Mello e o bispo diocesano Dom José Mário Angonese.
Com apoio da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Senac e do Laboratório Biosul, ao longo do dia foram realizados dosagem de creatinina sérica, mostra e exposição de trabalhos do projeto de extensão em saúde renal da Unipampa, “Promovendo Saúde: qualidade de vida para doentes renais em hemodiálise”, aferição da pressão arterial e distribuição de informativos sobre prevenção e tratamento da doença renal.
Ao fazer uso da palavra, o médico nefrologista Estevão Poetini, destacou os fatores de risco para as doenças renais, como diabetes e hipertensão, e destacou a importância de tratar adequadamente tais enfermidades e dos cuidados preventivos com os rins.
Adriana Kleinubing, nutricionista da Clínica Renal, destacou que dos 48 pacientes atualmente em tratamento por hemodiálise, 28 são homens e 20 são mulheres. Cem por cento deles são hipertensos e 40% são hipertensos e diabéticos, reforçando que tais doenças são as causas mais comuns de doença renal crônica.

Melhorias
Thais Aramburu agradeceu o empenho do quadro de colaboradores da Clínica Renal e reforçou a importância do tratamento. Ela lembrou ainda das dificuldades que a Clínica Renal enfrentou, as melhorias que já foram possíveis desde que a Prefeitura Municipal assumiu a administração da Santa Casa, e ressaltou que ainda há muito a ser feito. “Há um ano tínhamos poucas máquinas, não tínhamos manutenção. Tínhamos problemas graves. De lá para cá compramos máquinas novas, instalamos filtros novos e em maior número, e contratamos manutenção corretiva e preventiva”, disse. “Ainda já muito o que fazer e temos trabalhado duro para realizar. Enquanto gestão, estamos à disposição de todos, inclusive pacientes, para conversar, esclarecer dúvidas, ouvir as reivindicações de quem é usuário desse serviço, visando melhorar cada vez mais”, completou.
O prefeito Ronnie relembrou o início da intervenção do município no HSCU. “Era virada de 2018 para 2019 e Thais e eu passamos ao telefone, pedindo e argumentando para que determinados setores do hospital não parassem completamente. Ao longo do ano foram muitas dificuldades superadas, e é claro muito ainda precisa ser feito. Mas hoje, diferentemente de um ano atrás, já temos o que comemorar”, disse.

Campanha
As doenças dos rins são, de um modo geral, pouco conhecidas pela população, mas algumas delas são muito frequentes e graves, destacando-se a doença renal crônica.
Com o objetivo de divulgar o conhecimento sobre a doença, seus riscos e como preveni-la, o Comitê de Prevenção de Doenças Renais da SBN iniciou, em 2003, a Campanha ‘Previna-se’ (denominação mantida até 2011). A campanha nacional se mantém até hoje associada também com o Dia Mundial do Rim (World Kidney Day), criado em 2006, por iniciativa conjunta da International Society of Nephrology e pela International Federation of Kidney Foundations e veio a incentivar os trabalhos já existentes, como o que acontecia no Brasil, ou dar origem a novos programas de prevenção em todo o mundo. A iniciativa procura conscientizar a todos sobre a importância dos rins para a saúde geral e reduzir a frequência e impacto da doença renal e problemas de saúde a ela associada em todo o mundo.