O Hospital Santa Casa de Uruguaiana, a Secretaria Municipal de Saúde – e suas respectivas comissões de controle de infecção – e a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde se reuniram na manhã desta quinta-feira, 27/2, para tratar do plano de enfrentamento ao coronavírus. O material, elaborado pelo Hospital, está concluído a cerca de 30 dias e tem como responsável o médico infectologista Felipe Zancan Ferrigolo. O Hospital Santa Casa atenderá casos suspeitos dos municípios de Uruguaiana e Barra do Quaraí.

O plano de enfrentamento traz orientações acerca do atendimento ,avaliação e manejo dos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus 2019-Ncov atendidos pelo Hospital Santa Casa, que desde que se tornou conhecida a epidemia pelo vírus, vem tomando medidas de prevenção e controle de infecção, inclusive com a compra de equipamentos de proteção. “Desde que soubemos da epidemia, temos trabalhado no plano de enfrentamento. Esse material está concluído há um mês, mas como é um vírus novo e sobre o qual as informações ainda estão sendo descobertas e atualizadas constantemente, estamos em alerta permanentemente”, explica a gestora administrativa, enfermeira Thaís Aramburu. As conversas acerca do tema terão sequência já nesta sexta-feira, 28/2, em reunião em Alegrete, na 10ª Coordenadoria Regional.

No material são abordadas as rotinas para atendimento e manejo dos casos suspeitos e confirmados, bem como elencadas as orientações para os profissionais da instituição quanto às medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção, segundo as orientações divulgadas até o momento pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O prefeito Ronnie Mello reforça que todos os procedimentos de prevenção estão sendo tomados. “Estamos permanentemente atentos e engajados a esse assunto. Procuramos orientar os uruguaianenses sobre os cuidados que devem ser adotados para prevenir o coronavírus. Não há nenhum caso em nossa cidade, o que não quer dizer que não devamos tomar todas as precauções possíveis. A população pode ficar tranquila”, salienta.

SINTOMAS

Os sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. Os principais sintomas conhecidos até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar.

SUSPEITAS

Atualmente, o Ministério da Saúde monitora 16 países para casos suspeitos do coronavírus. As pessoas vindas dessas localidades nos últimos 14 dias e que apresentem febre e sintomas respiratórios podem ser considerados suspeitos. São três situações de suspeita:

Situação 1

Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) E histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU

Situação 2

Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) E histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU

Situação 3

Febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) E contato próximo de caso confirmado de coronavírus em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Os casos suspeitos devem ser mantidos em isolamento enquanto houver sinais e sintomas clínicos. Casos descartados laboratorialmente, independente dos sintomas, podem ser retirados do isolamento. Importante ressaltar que nem todos os casos suspeitos ou confirmados necessitam de internação hospitalar. Em casos leves ou moderados, o paciente deve ser mantido em isolamento domiciliar e, somente nos casos graves há indicação para internação. A análise é feita pelo médico.