O Hospital Santa Casa de Uruguaiana recebeu, na noite de quarta-feira, 30/10, a doação de 15 batas infantis, do Interacional, para a Unidade Pediatria. A doação foi feita pelo Consulado Colorado em Uruguaiana, integrando projeto que está sendo desenvolvido pela instituição desde o último dia 12 de outubro.

Desde o último Dia das Crianças, a Unidade vem utilizando em seus pequenos pacientes as batas de seus times do coração. As batas personalizadas estão substituindo o enxoval utilizado no dia-a-dia nas enfermarias. O projeto foi trazido ao Hospital Santa Casa por iniciativa do jornalista Everaldo Jaques, inspirado em ação semelhante desenvolvida em hospitais de outros países. Na ação, o paciente recebe a bata de acordo com o time para o qual torce: Internacional ou Grêmio.

O projeto foi lançado no Dia das Crianças, com a presença dos consultados do Sport Club Internacional e do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, e do prefeito Ronnie Mello. A primeira leva de batas doadas ao Hospital foram patrocinadas pelo empresário Thiago Salman, e a utilização das marcas dos times foi devidamente autorizada pelos clubes.

A ação visa contribui para redução do estresse e faz com que os pequenos percebam a experiência hospitalar como algo menos estressante, auxiliando na recuperação. A Unidade Pediatria do HSCU é composta por unidade de internação clínica e unidade de internação cirúrgica, com 29 leitos. A faixa etária dos pacientes é de 29 dias a 13 anos, onze meses e 29 dias e todos são acompanhados por um de seus pais ou responsável.

Reforma

Após a entrega formal à gestora administrativa do Hospital, enfermeira Thaís Aramburu, o grupo de colorados visitou a Pediatria, conhecendo o projeto de reforma que vem sendo desenvolvido por um grupo de voluntários. “Um policial rodoviário federal e a esposa tiveram seu bebê aqui na Santa Casa e a criança ficou internada para tratar uma Icterícia. Ele nos procurou, disse que estava muito contente com o atendimento que receberam, mas que achou a estrutura muito feia. Então, reuniu colegas de trabalho e da igreja que frequenta, e eles mesmo fazem a reforma aos finais de semana e à noite. Está ficando tudo muito bonito”, explicou Thais.

O grupo ficou encantado com a ação e se comprometeu a adotar uma das enfermarias do setor, devendo realizar a reforma dela já a partir dos próximos dias.