O Hospital Santa Casa promoveu na tarde desta terça-feira, 29/10, palestra que abordou o assédio moral. O tema foi abordado pela juíza do trabalho Laura Antunes.

A ação vem sendo realizada a cerca de seis anos, por meio de uma comissão permanente do Hospital, cujo trabalho visa a prevenção e o combate ao assédio moral. Tal comissão é formada por funcionários nomeados pela administração e funcionários eleitos.

Ao longo da conversa, que ocorreu dentro da estrutura do Hospital Santa Casa, a Juíza destacou o que é assédio moral e como o funcionário pode tratar a questão, seja sendo ele próprio a vítima ou um colega. “São micro agressões pouco graves se tomadas isoladamente, mas que, por serem sistemáticas tornam-se muito destrutivas. Qualquer conduta abusiva (gesto, palavras, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetição e sistematização, contra a dignidade e a integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o ambiente de trabalho", explicou. Ela explicou detalhadamente os tipos de assédio moral e concluiu: "O assédio moral é uma afronta à dignidade humana".

A gestora administrativa da Santa Casa, enfermeira Thaís Aramburu, destacou a importância da medida. “Precisamos trabalhar firme no combate a essa prática, que é inadmissível. E o combate passa pela informação, passa por todos nós termos conhecimento do que é o assédio moral, de como combatê-lo, e de termos consciência que não podemos fechar os olhos para tais atitudes”.

Compliance

Também é destacado que p Hospital possui, desde abril deste ano, o Departamento de Compliance. A estrutura, aos cuidados do advogado Eduardo Ruaro.

O Compliance nada mais é que o dever de estar em conformidade com atos, normas e leis, para seu efetivo cumprimento. É um sistema de controle interno que permite esclarecer e proporcionar maior segurança, visa a transparência dos atos de colaboradores e gestores e o combate à corrupção. Dentro dessa estrutura está o Código de Conduta Ética do Hospital, ao qual estão sujeitos colaboradores, conveniados, parceiros, médicos, fornecedores, estagiários, entre outros, e o Contato Seguro, ferramenta por meio da qual é possível denunciar ou informar as mais diversas situações/atos, inclusive aqueles potencialmente irregular, com garantia do mais absoluto sigilo quanto a identidade do denunciante. Nem mesmo a equipe que atua no processamento de tais denúncias e informações tem acesso a identidade do denunciante. Neste aspecto, o Contato Seguro é também uma confiável e ativa forma de combate ao assédio moral.

Sipat

A ação também integra a 7ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que está sendo realizada desde a segunda-feira, 28/10, pelo sétimo ano consecutivo. A Sipat é voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças do trabalho. É uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa), devendo ser realizada anualmente. É uma semana voltada para orientação e reflexão quanto à segurança e qualidade de vida do funcionário.

“Com essa medida, nossa Santa Casa cumpre as exigências legais e também busca a valorização do seu quadro funcional. É preciso cuidar de quem cuida da gente”, comentou o prefeito Ronnie Mello.