Estão abertas as inscrições no processo seletivo para ingresso nos programas de residência multiprofissional em saúde e em área profissional da saúde da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O processo é desenvolvido pela Unipampa, gestora da residência, e a execução do programa é do Hospital Santa Casa de Uruguaiana. As inscrições tiveram início nesta quarta-feira, 3/10, e seguem até o dia 31 de outubro e o edital está disponível no site da Unipampa, no link https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/.

Por meio de convênio, as residências ocorrem nas dependências do Hospital Santa Casa, sob orientação de docentes da Unipampa e de professionais da instituição de saúde, nas unidades UTI Geral, Pronto Socorro, UTI Neonatal, unidade de internação clínica e cirúrgica, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Clínica Renal, Maternidade e Pediatria. Os residentes recebem bolsa do Ministério da Educação, e o curso, na modalidade de pós graduação, do tipo especialização com 5.780 horas, tem duração de 24 meses.

“É uma das ações em conjunto com a Universidade, que nos dá muito orgulho. Temos obtido resultados incríveis e queremos fortalecer cada mais o estreitamento entre as duas instituições”, explica a gestora administrativa, Thais Aramburu. “O programa de residência dentro do Hospital Santa Casa é de grande importância, e demonstra a sintonia entre o ensino e o serviço, e nos faz querer cada vez mais a certificação da Santa Casa de Uruguaiana como hospital de ensino”, destaca o prefeito Ronnie Mello, lembrando que O HSCU está buscando o referido reconhecimento junto ao Ministério da Educação.

As residências

As inscrições são para a residência integrada multiprofissional em urgência e emergência, saúde coletiva, saúde mental coletiva, e medicina veterinária, que atua junto à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), com atividades relacionadas a microrganismo e prevenção da infecção.

No programa de Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência, há duas vagas para enfermeiro, duas para fisioterapeuta, duas para farmacêutico e uma para nutricionista. Na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva há uma vaga para enfermeiro, uma para médico veterinário, uma para fisioterapeuta e uma para nutrição e uma para educador físico. Para a Residência Integrada Multiprofissional Saúde Mental Coletiva as vagas são: uma vaga para enfermeiro, uma para fisioterapeuta, uma para psicólogo, uma para educador físico, uma para nutricionista e uma para farmacêutico. Já na Residência Integrada Multiprofissional em Medicina Veterinária são cinco vagas para médicos veterinários.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas de forma presencial, na Secretaria Acadêmica do Campus Uruguaiana da Unipampa, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h, podendo ser o próprio aluno ou um procurador. Ou ainda por meio de correspondência, devendo ser encaminhado envelope lacrado à Comissão de Residência, no campus (endereço constante no edital).

Podem se inscrever no processo seletivo candidatos portadores de título de graduação nas referidas áreas e graduandos com previsão de conclusão da graduação até a data do início da matrícula, quando deverão apresentar atestado de conclusão ou diploma de graduação e número de registro profissional definitivo.