Estamos iniciando o mês de outubro, quando os olhares se voltam para a mulher, e para as ações de prevenção e combate ao câncer de mama. O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle da doença, foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, e é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Como hospital referência em oncologia na região da Fronteira Oeste, a Santa Casa de Uruguaiana trabalha para oferecer um atendimento cada vez mais efetivo e eficaz aos seus pacientes, mas não somente isso: vem se esforçando na área de exames de imagem a fim de garantir um diagnóstico precoce do câncer de mama, um dos principais fatores para a cura.

Tal diagnóstico ocorre por meio do exame de mamografia ou mastografia. Se trata de um rastreio por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. É realizado por um mamógrafo, equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário. Atualmente, o Hospital Santa Casa fornece o exame, gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde.

Ao contrário da realidade vivida em outros momentos, em que a demanda superava – e muito – a capacidade de atendimento do Hospital, quando uma fila de espera se formou, ocasionada também pelo não funcionamento temporário do mamógrafo, atualmente, o serviço está funcionando em pleno.

A realização do exame é um dos serviços contratados pelo Estado junto ao Hospital, através da chamada contratualização, assinada em abril passado. De acordo com o contrato, a meta é que sejam realizados 300 exames de mamografia ao mês. Essa meta vem sendo ultrapassada. Somente no mês de setembro o Hospital realizou 408 exames.

Não há mais fila de espera no serviço. Sempre que tal procedimento é solicitado por um médico e encaminhado ao Centro de Diagnóstico por Imagem da Santa Casa, é possível efetuar a marcação do exame, cujo laudo é disponibilizado em cerca de uma semana. “Nessa marcação é respeitado os casos de urgência, que são priorizados. É uma demanda significativa, e o setor atua com agenda cheia, mas o serviço vem funcionando de forma regular e já foi possível uma redução acentuada na espera”, explica a gestora administrativa da Santa Casa, Thais Aramburu. Nesta segunda-feira, 30/9, os horários agendados estendiam-se até o dia oito de outubro.

“Este é um avanço muito grande. Sabemos da importância do serviço, da gravidade dessa doença e da diferença que faz no tratamento, na maior possibilidade de cura quando o diagnóstico vem cedo. É fundamental, portanto, oferecer um serviço de qualidade e que seja rápido”, completa o prefeito Ronnie Mello.