A chegada das temperaturas baixas traz também a tosse, o espirro, o pulmão 'carregado'. Isso porque o tempo mais frio aumenta a incidência de doenças respiratórias, o que exige ainda mais cuidado com a saúde. Não pe atoa que o dia 21 de junho, data do início do inverno, foi escolhido como Dia Nacional de Combate à Asma.

De acordo com o médico pneumologista Luiz Fernando Ximenes Cibin, há duas causas principais para isso. “No inverno o ar frio e seco agride e modifica a mucosa das nossas vias aéreas. Isso facilita com que vírus e bactérias possam nos infectar. As pessoas também tendem a permanecer em ambientes fechados, o que facilita a comunicação de agentes infecciosos respiratórios de uma pessoa para outra”, explica.

Formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cibin fez residência em pneumologia, também em Santa Maria e atualmente é responsável técnico pelo Pronto Socorro da Santa Casa de Uruguaiana e pneumologista da Secretaria Municipal de Saúde. Ele explica que, a vacinação – especialmente para os chamados ‘grupos de risco’, como gestantes, crianças menores de cinco anos e idosos –, lavar as mãos com frequência e se agasalhar adequadamente, estão entre as medidas que podem reduzir as chances de uma infecção. “No frio nosso organismo trabalha a mais para manter nossa temperatura corporal adequada, o que nos torna mais vulneráveis. Se a gente estiver bem agasalhado, a gente não vai ter esse excesso de trabalho e nosso organismo não estará tão vulnerável”, exemplifica. A seguir, ele explica melhor o que acontece no nosso organismo neste período.

- Por que as épocas frias nos adoecem mais?

Cibin: Temos problemas respiratórios durante todo o ano. Porém, no inverno, o ar frio e seco agride e deixa nossas vias aéreas menos protegidas o que facilita a ocorrência de um maior número de infecções respiratórias. As pessoas ficam em ambientes mais fechados, sem ventilação adequada e o contato com aqueles que já estão com problemas respiratórios faz com que os casos se multipliquem.

- Quais as diferenças entre o resfriado, gripe e pneumonia?

Cibin: O resfriado tem um quadro mais ameno. Com espirros, congestão nasal coriza e mal-estar. Já a gripe tem um quadro mais desconfortável com dor no corpo, febre, tosse, dor de garganta o que faz as pessoas ficarem de cama, pois, se sentem bastante ruins. A pneumonia é uma inflamação no pulmão. Pode ser leve, sem necessidade de internação ou grave com falta de ar e necessidade de oxigenioterapia e tratamento hospitalar. Depende das condições clínicas de cada paciente para uma evolução melhor ou pior.

- Quais as doenças mais comuns neste período?

Cibin: Além das infecções respiratórias como resfriados, gripes, pneumonias também há um aumento na procura pelo atendimento de rinites, sinusites e bronquites. O frio também aumenta a incidência de doenças cardiovasculares como crises hipertensivas/síndromes coronarianas e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

- Que atitudes podem ser tomadas visando preveni-las?

Cibin: Lavar as mãos frequentemente, alimentação saudável e hidratação adequada. Não fumar. Evitar aglomerações e manter a ventilação adequada dos domicílios. Tratar adequadamente suas alergias (Rinite/Bronquite). Aqueles que estão em tratamento e com febre devem se afastar de suas atividades e da escola até 24h após terminar a febre para evitar a transmissão para outras pessoas.

- E a vacina da gripe?

Cibin: A vacina tem importância para prevenir as complicações da gripe (pneumonia e insuficiência respiratória) principalmente nas crianças/idosos/gestantes e portadores de doenças crônicas.

- Existe uma faixa etária mais propensa a ter problemas respiratórios?

Cibin: As faixas etárias mais propensas a complicações são aqueles menores de 5 anos e maiores de 65 anos.

- Quando é o momento de procurar atendimento médico?

Cibin: As pessoas devem procurar atendimento quando começarem com febre, dor no corpo, tosse, dor de garganta, ou seja, sintomas de gripe, nas primeiras 48 horas para que possam receber o tratamento no início do quadro. Principalmente aqueles que não se vacinaram.

E quais os sinais de alerta de complicações?

Cibin: Os sinais que chamam atenção para complicações são falta de ar (respiração rápida e curta) e hipotensão (pressão baixa).

- Como as pessoas que possuem doenças respiratórias como bronquite, rinite, asma, sinusite crônica, podem se preparar para o inverno?

Cibin: Os pacientes com doenças respiratórias crônicas ou alergias respiratórias devem tratar-se adequadamente e fazer a vacina da gripe anualmente assim como as medidas preventivas para a população em geral.