O Hospital Santa Casa de Uruguaiana pagou nesta segunda-feira, 3/6, a fatura de energia elétrica do mês de maio, no valor de R$ 81.074,51. É a primeira vez que o Hospital efetua um pagamento a concessionária de energia em 21 anos.

O pagamento da fatura do mês é um dos termos da parceria firmada entre a atual administração da instituição, comandada pela enfermeira Thais Aramburu, e a RGE Sul, a partir de uma negociação que visa quitar ainda a dívida milionária da instituição com a concessionária. Atualmente, a Santa Casa de Uruguaiana deve a RGE Sul mais de R$ 28,79 milhões, referentes a faturas não pagas.

Na mesa de negociação, ficou acertado que a instituição manterá em dia o pagamento da fatura do mês, em contrapartida pela implantação de um projeto de eficiência energética, que visa a redução do consumo de energia, reduzindo assim o custo mensal de energia. No projeto, a RGE comprometeu-se a realizar a troca das lâmpadas de todo o Hospital por lâmpadas econômicas e instalar placas de energia solar, que irão gerar energia limpa e reduzir o consumo.

Thais destaca que o pagamento da fatura dá início a uma nova fase. “São mais de 21 anos sem pagar a conta de luz, uma dívida que ultrapassada os R$ 28 milhões. Essa negociação significa muito e ter efetuado esse pagamento hoje nos deixa muito felizes. Ainda não temos condições de começar a pagar a dívida antiga, mas vamos garantir que ela não aumentará. Queremos que, ao menos a conta do mês seja mantida em dia”, explica a gestora administrativa.

O prefeito Ronnie Mello também comemorou o pagamento. “Nossa administração sempre foi pautada pela gestão e responsabilidade. Da mesma forma que, no comando da Prefeitura firmamos somente os acordos que sabemos que conseguiremos cumprir, na Santa Casa não será diferente. Aquilo que é acordado entre nós e nossos credores, é efetivamente cumprido”, comentou.