Em reunião na manhã de segunda-feira, 22/4, foi apresentado ao Corpo Clínico, gestores e coordenadores de setor do Hospital Santa Casa de Uruguaiana, o programa de Compliance que está sendo implantado na instituição. Estiveram presentes a gestora administrativa, Thais Aramburu, o diretor clínico, Reinaldo Blanco, e o diretor técnico, José Vitório Moccellin, além dos coordenadores.

A apresentação do projeto foi feita pelo assessor jurídico e responsável pelo setor de Compliance, advogado Eduardo Ruaro e por sua equipe. Ele discorreu sobre o objetivo do projeto: garantir maior transparência no que tange aos recursos público, suprir lacunas existentes na instituição, ou seja, criar um programa efetivo de integridade a ser seguido, mitigação de riscos e colocando a Santa Casa na vanguarda de grandes empresas que contam com tal instrumento.

Ele explicou ainda que a criação é resultado de um termo consensual firmado com o Ministério Público Federal ainda na gestão anterior, mas que somente agora, após a requisição administrativa do Hospital pelo prefeito Ronnie Mello, pode ser implementado. “Já tínhamos o acordo firmado, mas foi quando esta administração assumiu que recebemos o apoio e respaldo para desenvolver as ações de culminam agora na implantação do programa”, explicou Ruaro.

Como parte do programa de Compliance, foi criado o Código de Conduta Ética, que descreve missão, visão, princípios e deveres na entidade e de seus colaboradores. O material foi entregue aos presentes e, ao longo dos próximos dias será distribuído a todos os funcionários, médicos, terceirizados, parceiros, voluntários, prestadores de serviços e fornecedores, já que seu regramento abrange a todos.

Já a gestora administrativa explicou a importância do programa. “Onde não há regras, há espaço para irregularidades. A criação de regras, processos de trabalho, protocolos de trabalho, é positiva e garante qualidade ao serviço”, disse ela.

A completa implantação do programa, que inclui um Canal Seguro, no site da instituição, para denúncias, sugestões e reclamações, ocorre até o dia 1º de maio.