20171012 143018

Tornar o ambiente hospitalar mais leve e proporcionar de maneira lúdica uma melhor expectativa de recuperação aos pacientes recém-nascidos internados foi a intenção dos residentes da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) em realizar uma ação inovadora nas dependências do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. No dia das Crianças (12), o grupo que integra o Programa de Residência em Urgência e Emergência, acompanhado da fotógrafa Monique Pereira, brindou os pequenos pacientes com fantasias de super-heróis. Os pais recebem gratuitamente, nos próximos dias, as fotos de seus pequenos filhos, num gesto de solidariedade da profissional.

Foram momentos de extrema emoção gerados a partir da intenção do residentes dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e Serviço Social em tornar possível, através do gesto, uma dinâmica que torne possível visualizar a recuperação dos pequenos “super-heróis” internados na instituição. É por isso que, cada vez mais, essas unidades apostam em estratégias como histórias em quadrinhos, super-heróis e personagens infantis para se aproximar de pais e responsáveis e possibilitar o acesso a uma psicologia integradora e tornando melhor o acompanhamento do tratamento dispensado pelos profissionais da UTI Neonatal da Santa Casa de Uruguaiana.

O projeto foi concretizado graças ao apoio de funcionários da Santa Casa e de tutores da UNIPAMPA, que colaboraram na aquisição das roupas de Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha.

Uma forma simples, mas que auxilia na recuperação dos pequenos super-heróis que travam uma batalha diária pela vida.

Os residentes da UNIPAMPA responsáveis pelo realização da ação foram Maria Fernanda Leão (Farmácia); Maicon Minho (Serviço Social); Guilherme Teodósio (Fisioterapia) e Julia Cavalheiro (Enfermagem).