20170915 161909

O projeto prevê uma melhor acolhida e maior controle de ingresso na instituição

O Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana colocou à disposição da população esta semana, um moderno espaço de recepção, informações e serviço para os clientes. Com 100m2, a nova recepção compreende a entrada principal, no térreo, que passou por ampliação e reestruturação completa. Entre os principais benefícios está a maior segurança para o público da Instituição, devido à implantação de sistema de catracas para controle de acesso. Os usuários precisarão ser cadastrados e identificados para ingressar no HSCC. Diariamente, mais de mil pessoas, entre pacientes, familiares, funcionários, professores e alunos passam pelo local.
A reestruturação buscou também qualificar a acolhida e o bem-estar dos usuários, com climatização e nova ambientação. “O Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana está preocupado em fornecer à população um serviço de saúde de ótima qualidade e que as pessoas tenham instalações confortáveis e seguras. As ações implementadas vão ao encontro das metas de qualificar cada vez mais a instituição, que é o maior hospital filantrópico da região”, afirma a enfermeira Sabrina Siqueira, responsável pela gestão do Grupo de Apoio do HSCC.
A segurança está entre as prioridades da instituição, que conta com vigilância da equipe especializada e treinada, com o auxílio do monitoramento por câmeras. Todos os colaboradores da Instituição devem utilizar o crachá para ter seu ingresso liberado. "Quem entra e quem sai? O controle eletrônico revelará isso corretamente. Esse sistema dá mais segurança para nós, sobretudo para os pacientes”, explica o administrador da Santa Casa, Geovane Cravo.
Com cerca de 200 pacientes internados, o HSCC dá direito a um acompanhante por turno, o que perfaz o total de 400 pessoas por dia no estabelecimento. Além disso, serviços de atendimento de ambulatório, patologia, radiologia e alta complexidade geram um fluxo de mais de mil pessoas por dia na área interna da Santa Casa. Somando-se aos servidores de plantão, esse número cresce ainda mais. 
Pessoas portadoras de deficiências, especialmente cadeirantes, irão dispor de entrada especial.
No ambiente remodelado, o acolhimento ao público é realizado pelo Serviço de Atendimento ao Cliente, Recepção e Internação, que tem colaboradores preparados para auxiliar nos questionamentos e demandas 24h. 
Segundo Cravo, a exigência de identificação de visitantes permite, ao mesmo tempo, o controle de assepsia no hospital. Evita-se, por exemplo, a entrada de visitantes com ferimentos expostos, ou com doenças transmissíveis, sem que antes passe por atendimento clínico.
Segundo especialistas, qualquer hospital funciona como um centro onde bactérias, vírus e muitos outros microrganismos que podem ser transmitidos de uma pessoa para outra.
Com isso, é possível reduzir bem o número de infecções hospitalares e de outras infecções, a partir do momento em que for posto em prática um hábito simples de higiene: a lavagem das mãos.
Nesse sentido, a direção da Santa Casa está preparando um sistema de informações para funcionários e visitantes. Profissionais de saúde, visitas, parentes, acompanhantes devem ter o cuidado de higienizarem bem as mãos para não servirem de veículos dos agentes de contaminação.

Go to top