17457568 1366883416701805 5449845052755019018 n

Foi entregue no final da manhã desta sexta-feira, em cerimônia realizada nas novas instalações do Serviço de Alta Complexidade em Oncologia, o contrato entre o Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCC) e a Caixa Econômica Federal, por meio da linha de crédito Caixa Hospitais.

O objetivo é reorganizar a instituição financeiramente e reestruturar o endividamento com fornecedores para garantir a sustentabilidade da Santa Casa, além de colocar em dia a folha de pagamento da instituição e assegurar a quitação de débitos referentes ao FGTS, INSS e outros impostos federais.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, que participou da cerimônia, afirmou que fortalecer as santas casas é uma das principais prioridades de sua gestão. “O contrato do Sistema Único de Saúde [SUS], que é consignado, serve como garantia desses empréstimos e garante a adimplência com a Caixa, auxiliando a dar um fôlego financeiro para essas instituições, que respondem por 53% de todos os atendimentos do SUS”, citou o Ministro.

O vice-presidente da Caixa, Antônio Carlos Ferreira, elogiou a atuação da direção e provedoria da Santa Casa, ao longo do processo de negociação da linha de crédito. Lembrou de negociação idêntica foi realizada com a Santa Casa de São Paulo, em que ele classificou como idêntica a realizada com o principal hospital da região da Fronteira Oeste. “Esse é um grande projeto, não é apenas um crédito”, enfatizou.

Ao final da cerimônia, o próprio ministro Ricardo Barros, fez questão de chamar dois representantes do grupo de empresários que avalizou a operação para ressaltar a importância da comunidade em auxiliar a Santa Casa. Foram nominados na ocasião o médico Solon Brandi Sastre e o empresário Antônio Ceolin, que falou em nome do grupo de beneméritos. “Confiamos que a partir de projeto, teremos uma gestão muito mais qualificada e profissional junto à Santa Casa”, lembrou Ceolin.

Durante sua passagem pelo hospital, o Ministro da Saúde conheceu parte da estrutura hospitalar disponibilizada pela Santa Casa à região.