12884417 10207610028522417 1667501980 n

Dois anos depois de ter sido reativado, o Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCC), comemorou nesta segunda-feira (21), os resultados positivos obtidos no período, atendendo a demanda de pacientes da região de cobertura da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, que tem uma população de mais de 400 mil pessoas residentes nos municípios de Uruguaiana, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Alegrete, Manoel Viana, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Quaraí, São Gabriel e Santa Margarida.
Segundo o médico Fábio Marcanth Motta, o êxito do trabalho durante esse período, deve-se ao esforço da comunidade, que viu na manutenção do serviço, o retorno às necessidades dos pacientes da região. “Mesmo com as dificuldades enfrentadas, o serviço mantido é um motivo de alegria para todos nós”, diz o cardiologista. Motta esclarece que além dos atendimentos realizados, o serviço ainda comemora a progressão dos resultados, que tem sido excelentes. Às conquistas, Motta credita a cooperação da Administração e da Provedoria do HSCC, que deram o suporte necessário para que todas as metas propostas pudessem ser alcançadas com sucesso.
Outro importante ingrediente para que o serviço pudesse ter sido retomado e mantido com a qualidade necessária foi a participação efetiva da comunidade de Uruguaiana, em um momento em que a saúde no Rio Grande do Sul atravessa uma severa crise. Por causa disso, na contramão dos revesses acumulados, sempre que chamada a atender às necessidades do setor, abnegados uruguaianenses conseguiram com suas doações, dar o retorno desejado ao serviço. O médico Luiz Antônio Marty é enfático nessa avaliação. Ele credita à credibilidade, à confiança e à percepção da importância do investimento para a região, as razões para que a comunidade, quando provocada, colabore com efetivas contribuições, no momento em que o Estado não consegue dar o suporte necessário para o atendimento das demandas do sistema.
Entre 2014 e 2016, segundo os dados da Unidade de Alta Complexidade Cardiovascular, foram realizados 3.058 atendimentos no serviço ambulatorial do setor. Ao todo, foram realizadas 87 cirurgias cardíacas, incluindo nesse contexto implantes de marca-passo. Além disso, foram desenvolvidos 2.085 procedimentos de cateterismo. Também se incluem nesse contexto 586 ecocardiogramas e 449 testes de esforço. “Os números alcançados são superiores às metas propostas para ambulatório, hemodinâmica e cirurgias cardíacas”, avalia Motta.
Ainda são agregados aos excelentes índices atingidos, serviços paralelos, fundamentais para o desenvolvimento da melhoria na dinâmica do atendimento à clientela. “Todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que sofrem uma cirurgia cardíaca, tem um acompanhamento psicológico (antes e após o procedimento), além de um trabalho de recuperação com o quadro de fisioterapeutas do HSCC”, explica Motta.
Para o diretor administrativo-financeiro do HSCC, Geovane Cravo, os dois anos da cardiologia, simbolizam a consolidação da luta de toda uma comunidade, que teve o serviço fechado e hoje, bate no peito com orgulho "eu sabia que daria certo". “Quantas vidas foram salvas durante esses dois anos? quantas vidas serão salvas, nos próximos anos?”, questiona Cravo.“Garantir a vida essa é a missão do serviço de cardiologia da santa casa. Ouvir aquele "tum, tum, tum" batendo forte no peito é o que faz a grande motivação da nossa equipe em desempenhar a cada dia seu trabalho”, finaliza.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, atualmente as doenças cardiovasculares, que afetam o sistema circulatório, são responsáveis por 30% do total de mortes no mundo.
Nesta segunda-feira (21), para marcar a data, foi realizada a distribuição de informativos sobre a importância de conhecer e de identificar os fatores de risco para doenças cardiovasculares e dicas para cuidados para se ter um coração saudável. Além disso, a enfermeira Josianny Santos, também cantora, fez uma apresentação especial no hall de entrada do hospital e junto à sala de espera do Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia do HSCC.