12779104 1128938307138591 7728471504761182157 o

Dois profissionais do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana participaram do início do curso de Formação Profissional em Doação e Transplante, projeto voltado a médicos e enfermeiros vinculados a diversos hospitais do Rio Grande do Sul. A iniciativa é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPG-Ensau) em parceria com a Central de Transplantes do Estado e faz parte de dissertação de mestrado da aluna Simone Lysakowski sob a orientação da professora Aline Sudbrack e co-orientação da professora Rita Caregnato.

Representaram a Santa Casa de Uruguaiana, o médico Luiz Fernando Cibin e a enfermeira Jossana Aguilar. No primeiro encontro participaram profissionais da capital (Hospital de Clínicas, Grupo Hospitalar Conceição, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Universitário da PUCRS, entre outros), e do interior (Hospital Universitário de Santa Maria, Hospital Pompeia de Caxias do Sul, Hospital São Vicente de Passo Fundo, Hospital Bom Jesus de Taquara e o Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana). Durante essa primeira fase foi feita a apresentação do curso, além de uma abordagem sobre o histórico e a atual situação das doações e transplantes realizados no Rio Grande do Sul. O início do curso aconteceu nas dependências da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O curso será desenvolvido através do Ensino à Distância (EAD) em oito etapas, finalizando em abril, com um encontro presencial, em Porto Alegre, para esclarecimento de dúvidas e avaliação.