12465957 524092907766930 5977186809036483603 o

O grupo "Despertando Risos", composto por voluntários, visitou o Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, na tarde deste sábado (9). 
Baseando suas ações na certeza do poder transformador que a arte possui, uma das vertentes do grupo é levar o palhaço ao ambiente hospitalar, tendo como públicos-alvo pacientes, acompanhantes, profissionais da saúde e funcionários. 
No setor da Pediatria, no 2º andar da instituição, o "Despertando Risos" entregou a todos os pacientes uma caneca personalizada do grupo, doação da empresária Lizete Marasca. 
Em um ambiente onde todas as ações devem ser medidas com exatidão, o palhaço instaura um novo espaço onde vale cantar, dançar, falar bobagens e rir de si mesmo. 
Na visita deste mês, participaram o Dr. Kekéu (Marchelmo Gimenez), o Dr. Mumuzinho (Frank Barcellos) e a Dr. Macarena (Michelle Souza). Segundo Gimenez, a arte pode fazer isso: transformar espaços e pessoas. "Nosso objetivo é tirar, por alguns minutos, o paciente do seu estado de “paciente”, dando a ele a oportunidade de viajar com os palhaços para um lugar novo, onde tudo é possível", acrescenta. 
Além da descontração dos pacientes e acompanhantes, um bom trabalho na área de humanização precisa dar suporte para um avanço no exercício do trabalho do profissional de saúde (médicos, enfermeiras, auxiliares etc.), estimulando-o a facilitar sua relação com o paciente. 
O trabalho do grupo é supervisionado pelo Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (NUGETES), coordenado pela professora Maria Fernanda Zadra, que acompanhou a atividade desenvolvida.

Go to top