IMG 8315-002

O Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana vem esclarecer à comunidade local, os procedimentos desenvolvidos pela instituição com relação a doações recebidas, através da participação da população uruguaianense, e suas destinações.

Cabe salientar, a seriedade com que a Santa Casa trata todas as doações que chegam, desde a mais humilde até as mais eloquentes. Quaisquer destinações são de extrema importância para a manutenção do trabalho, dos atendimentos e da prestação de serviço, tradição ao longo de seus 118 anos de existência.

Os serviços que presta na área da saúde, embora insuficientemente remunerados pela tabela unificada do Sistema Único de Saúde (SUS), infelizmente uma realidade nacional, representam, na atualidade, aproximadamente 95% de seus atendimentos.

Com isso, é comum enfrentar dificuldades para administrar milhares de atendimentos mensais de um hospital que é referência na região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

Também não é incomum receber diariamente contribuições, de todos os segmentos e camadas sociais, enfim, de todos os uruguaianenses, principalmente por aqueles que mantêm uma ligação direta com o hospital, que, de alguma forma, se sensibilizam com a pouca importância que é dada à área da saúde em nosso município.

Também é imperativo citar que, de alguma forma, os colaboradores da casa de saúde se tornem cada vez mais comprometidos e sensibilizados com o desenvolvimento de atividades que proporcionem o crescimento da instituição com o intuito de bem atender sua clientela.

Desta maneira, se faz necessário informar que, assim como acontece e é praxe em diversas instituições de saúde pública do país, seus colaboradores se propõem a desenvolver ações que se transformam em grandes ajudas para a manutenção e melhoria do trabalho realizado pela Santa Casa.

São tantas, tamanhas e tão importantes essas ações desempenhadas que não haveria como enumerá-las em uma nota de esclarecimento apenas. Convém acompanhá-las no “Facebook” da Santa Casa, onde se mantém atualizadas as informações sobre a nobreza da dedicação desses colaboradores e de doadores, que em muitas vezes preferem o anonimato diante da grandeza de seus atos.

Um desses exemplos de dedicação de seu quadro de colaboradores é o setor de nutrição da instituição, que não mede esforços para desempenhar uma atividade de alta qualidade e que serve diariamente mais de 1,2 mil refeições. Além dos pacientes, os funcionários do turno da noite também são atendidos pelo serviço de nutrição da instituição, gabaritado pela atividade de profissionais de alta formação e de grande experiência na atividade.

Recentemente, uma grande doação de farinha de trigo, pela Receita Federal, chegou ao hospital. Uma parte do material doado, com prazo de validade a vencer, foi utilizada quase que de forma imediata. Optou-se por, como é uma prática já desenvolvida há muito tempo em casos semelhantes, preparar uma quantidade substancial de pães. A renda arrecadada é destinada para aquisições de gêneros alimentícios e para investimentos na estrutura interna do setor, além de propiciar a realização de cursos de aperfeiçoamento e qualificação em gastronomia dos próprios colaboradores da nutrição. Os pães são utilizados ao atendimento ao paciente e o excedente vendido aos colaboradores por um preço simbólico, por se tratar de um produto perecível.

Atitudes como essa são sempre benéficas para que a instituição consiga manter todas as suas atividades em dia.

Os colaboradores da instituição se importam com a qualidade dos materiais, insumos e renovação de seus estoques. Inclusive, o pão citado, foi produzido com produtos oriundos de doação externa (farinha e óleo) e os colaboradores do setor também empregaram seus conhecimentos em confeitaria, com a intenção de contribuir com a instituição.

Vários setores do hospital desenvolvem promoções visando possibilitar a arrecadação de valores. O setor de nutrição, por exemplo, realiza rifas, sorteios, confecção de pães e doces e bingos beneficentes. Os setores de radiologia, fisioterapia, farmácia e a própria recepção do hospital também desenvolvem suas ações em prol da compra de equipamentos e outros materiais.

Todas essas atividades são atitudes dos colaboradores em favor da “Nossa Santa Casa”. O comprometimento de seus colaboradores em torno de uma instituição centenária.

Pelo esforço de seus colaboradores e de uma direção comprometida com a melhoria da qualidade do atendimento aos seus pacientes, a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana destaca-se no atendimento de um público que cresce a cada ano, tendo vista os recursos humanos e tecnológicos disponibilizados pela instituição.

Por tudo que foi mencionado, a instituição aproveita o momento para reforçar a propagação de ações beneméritas que visem o auxílio ao Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, que recebe diversos tipos de doação e que também depende delas para poder qualificar ainda mais os seus atendimentos prestados.

O Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana está aberto a novas ideias e projetos que busquem a manutenção de fontes de contribuição para a instituição e, solicita também, que a população, mais que compreenda, auxilie e colabore com o único hospital do município.