12167034 10206621607572511 1266074452 n

Esteve nesta quarta-feira (14), no Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, a jornalista Ana Paula Ferreira, responsável pela avaliação do Ministério da Saúde, junto à 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, de itens relacionados pelo Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS).

Sendo realizado desde maio em todo o território nacional, o PNASS aplica um Roteiro de Itens de Verificação em 2.589 estabelecimentos de saúde que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão do programa. Além disso, vem sendo realizada a pesquisa de satisfação dos usuários em relação ao atendimento recebido nos serviços avaliados pelo PNASS.

Segundo Ana Paula, o objetivo do PNASS é avaliar a totalidade dos estabelecimentos de atenção especializada em saúde, ambulatoriais e hospitalares, contemplados com recursos financeiros provenientes de programas, políticas e incentivos do Ministério da Saúde, quanto às seguintes dimensões: estrutura, processo, resultado, produção do cuidado, gerenciamento de risco e a satisfação dos usuários em relação ao atendimento recebido.

Com relação à avaliação desenvolvida no HSCC nesta quarta-feira (14), o hospital, que atende a 95% de sua demanda a pacientes de origem do Sistema Único de Saúde (SUS), está no caminho certo. “Em relação comparativa com outras instituições, a Santa Casa de Uruguaiana tem atendido diversos requisitos importantes”, classificou a avaliadora.

Os dados levantados pela pesquisadora deverão estar à disposição no site do MS apenas a partir de fevereiro de 2016. Sem especificar os resultados, Ana Paula Ferreira acredita que o potencial do HSCC é bom e poderá ser ainda melhorado, pois apresenta bons índices ligados a aspectos organizacionais e administrativos. Pontos importantes na questão qualidade de seus serviços prestados.