Projeto ACIU Santa Casa SENAI

Um projeto que visa dar uma atenção especial a jovens que integram grupos de vulnerabilidade social e que necessitam oportunidades junto à comunidade local. Com a intenção de propiciar noções básicas de corte e costura, a atividade vem sendo moldada pela parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU), a ONG Parceiros Voluntários, o Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana (ADU).

Através do projeto, meninas entre 12 e 17 anos, atendidas pelo Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana (CACAU) e SOS Mulher, receberão instruções de corte e costura de profissionais que desempenham suas atividades junto ao setor de hotelaria do hospital. O SENAI, alinhado ao projeto, destinará sua estrutura física, no período da tarde, para que as aulas sejam ministradas. “Estamos integrados para participar desse projeto”, disse Rafael Freire, gerente de operações do SENAI/FO.

A ONG Parceiros Voluntários, através da ACIU e da Agência de Desenvolvimento, se encarregará de monitorar o desenvolvimento do curso. De acordo com a coordenadora da unidade Uruguaiana Arielly Fagundes, a atividade deverá render importantes pontos positivos no atendimento às crianças e adolescentes. “Ao proporcionarmos chances como essa, teremos, com certeza, uma formação ainda mais completa para elas”, ressaltou.

Todos os ajustes, para que o processo de atendimento a um grupo de até 15 meninas se dê ainda durante o mês de setembro, estão sendo desenvolvidos com encontros e ações por parte de cada um dos integrantes do projeto. “Queremos, com o projeto, dar a chance de aprendizagem e uma oportunidade de busca de possibilidades concretas às jovens”, acrescenta Geovane Cravo, administrador do HSCC .

O trabalho que atenderá às menores não terá qualquer tipo de custo para as participantes e deve ser desenvolvido durante os próximos quatro meses, com aulas semanais.  “Acreditamos que atividades como essa são imprescindíveis para que novos modelos de ação, com o intuito de atender a essa faixa etária e às necessidades, possam continuar a ser desenvolvidos”, relatou o assessor de marketing da ACIU, Jorge Unamuzaga.

Também participaram do encontro, o presidente da Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana, Fernando Menezes, e o coordenador de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI/FO, Nivaldo Mueller.