11844934 470937093082512 1682223982210825066 o

A III Semana Mundial de Aleitamento Materno de Uruguaiana foi lançada nesta terça-feira (4),na Câmara Municipal. O evento que marcou oficialmente o início das atividades de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na Fronteira, é realizado pelo Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, Conselho Municipal de Saúde, Escola de Educação Profissional Senac e Universidade Federal do Pampa.

O chamado “Agosto Dourado” este ano tem como tema “Trabalhar e amamentar, articulando a rede de apoio de serviços materno infantil”. A coordenadora do Centro Integrado de Apoio ao Aleitamento Materno (CIIAM), Jussara Lipinski, esclareceu que o “dourado” faz referência ao padrão ouro que é considerado o leite como alimentação exclusiva até o 6º mês pós-gestação para mães e recém-nascidos. “Precisamos lembrar a sociedade de respeitar o espaço das mães. Para quem queira amamentar possa fazê-lo”, afirmou a coordenadora sobre a preocupação com a formação e saúde da criança e a necessidade de criar oportunidades para amamentar.

Na ocasião, as ações de incentivo ao aleitamento, realizadas por equipe de profissionais da saúde, foram relatadas pela enfermeira Marcia Lima. Entre elas está o banco de leite e a disponibilidade de orientação 24h através do Disk CIIAM telefones: (55) 97097196 – (55) 91892396 – (55) 81459225.

O presidente do Conselho de Saúde, Renato Corrêa, destacou a importância da III Semana de Aleitamento conscientizar a todos sobre os benefícios da amamentação. “Muitas vezes não se consegue fazer o acompanhamento devidamente por falta de informação, acesso e, acima de tudo, acolhimento”, salientou o presidente.

Também integraram a mesa de trabalho a presidente da Câmara, vereadora Jussara Osório, o diretor do Hospital Santa Casa de Caridade, Geovane Cravo, diretora do SENAC, Oni Cezimbra Dias e diretor da Unipampa Uruguaiana, João Cleber de Andrade.

ATIVIDADES
*Terça-feira, às 14h aconteceu a palestra “Mitos e Verdades sobre o Aleitamento Materno”, no auditório do SENAC.
*Quarta-feira, na recepção do Hospital, foi realizado o “Espaço Dourado”, das 10h às 16h.
*Quinta-feira, exibição do filme “O renascimento do parto”, às 15h30min,
*Sexta-feira, o filme “As experiências de nascer e as repercussões para o aleitamento Materno”, será exibido às 10h30min no Senac, e às 15h, encerra-se as atividades com Roda de Amamentação na Praça Barão do Rio Branco.