Santa Casa Unipmapa Mateernidade2

O Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana em parceria com a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), disponibiliza em breve, um novo serviço. Nos próximos dias estará à disposição da comunidade a atividade de atenção em fisioterapia para mulheres que encontrarem-se internadas na Maternidade da Instituição.

Atualmente o Ministério da Saúde (MS) estimula as maternidades a adotarem novas condutas que ofereçam melhor atendimento para mãe e bebê durante o pré-natal, parto e puerpério. Buscando a prevenção da morbimortalidade materna e neonatal, a equipe de saúde deve realizar procedimentos comprovadamente benéficos para a mulher e o bebê, evitando intervenções desnecessárias. Para isso, o Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana vai disponibilizar, juntamente com a Unipampa, a assistência em fisioterapia, fortalecendo as ações de humanização voltadas a saúde da mulher, o que implica na oferta de atendimento adequado e fundamentado conforme as diretrizes da Política Nacional de Humanização.

A atuação da fisioterapia em uma maternidade auxilia na diminuição do tempo e facilita o trabalho de parto, bem como oferece atendimento primário à mãe e ao recém-nascido e na prevenção de complicações favorecendo a recuperação precoce das puérperas devido às inúmeras alterações ocorridas durante a gravidez que podem persistir no pós-parto imediato.