IMG 8301

O golpe não é tão novo assim. Mas na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul foram registrados esta semana os primeiros indícios da ação de bandidos em ações de extorsão mediante ameaça a famílias de pacientes internados no Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. O crime já foi registrado em outras cidades do Paraná e de Santa Catarina.

Por telefone, criminosos tentam extorquir dinheiro das famílias dizendo que precisam de um depósito urgente na conta bancária de um médico para procedimentos ou exames não cobertos pelo Sistema Único de Saúde. “Não há cobrança de taxas extras para pacientes internados pelo SUS”, explica o assessor jurídico do Hospital, advogado Eduardo Ruaro.
De acordo com Ruaro, um homem se passou por um médico do Hospital e ligou para as famílias informando que precisava de um depósito urgente para a realização de exames não cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Santa Casa descobriu o problema a tempo e conseguiu evitar três depósitos que somados chegariam a quase R$ 5 mil. As situações ocorreram esta semana. Uma familiar de um dos pacientes entrou em contato com o hospital e denunciou a extorsão.
Ainda de acordo com Ruaro, um homem teve acesso a telefones e endereços de famílias que têm parentes internados na UTI da instituição, pois se passou por um funcionário da Central de Regulação de Leitos do Estado, solicitando os contatos. Como o procedimento é padrão, no momento do contato não foi percebido que se tratava de um criminoso pedindo informações sobre pacientes. “O golpista conversou com médicos e funcionários da UTI, dizendo que o sistema da Central de Regulamentação de Leitos estava com problemas. Como não foi notada qualquer irregularidade foram repassadas as informações”, explica o assessor jurídico do Hospital Santa Casa.
As informações bem específicas sobre as pessoas internadas ajudaram a confundir os familiares dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa. A suspeita também é de que, de alguma forma, os bandidos conseguiram acessar o banco de dados sistema de regulação de leitos do Estado. Todos os procedimentos realizados pelo SUS são gratuitos e nenhum profissional está autorizado a solicitar depósitos ou pagamentos para a realização de exames ou qualquer procedimento.
Os celulares de onde as ligações foram feitas são de Mato Grosso do Sul. Para a polícia, pode haver envolvimento de presos, como acontece em outros golpes aplicados por telefone.
Segundo a filha de uma paciente internada na UTI da Santa Casa, ela recebeu a ligação de um suposto médico solicitando a realização de exames não cobertos pelo SUS. Para a realização do exame seria necessário o depósito de uma quantia de R$ 1.800,00 em uma conta bancária. Ao tentar saber mais detalhes sobre como faria o pagamento, acabou desconfiando do contato. Em seguida ligou para a Santa Casa para obter informações sobre a solicitação de pagamento e constatou que estava sendo vítima de estelionato pelo telefone.
Outro caso envolveu a esposa de um paciente que recebeu uma ligação pedindo o depósito de R$1,2 mil para a realização de exames. O valor seria ressarcido em cinco dias por um plano de saúde.
Em um terceiro caso, o contato pedia R$ 1.337,00 para o pagamento de um exame encefálico não coberto pelo SUS. Ao buscar saber mais detalhes sobre o pedido, a mulher desconfiou do autor da ligação. Ao contatar ao Hospital descobriu que as ligações eram de golpistas. Constatou que estava sendo vítima de uma extorsão. Como medida de precaução a Assessoria Jurídica da Santa Casa sugeriu aos familiares dos pacientes que registrassem na Polícia um boletim de ocorrência.
A direção do Hospital, que também registrou um Boletim de Ocorrência, já entrou em contato com todos os familiares de pacientes internados na UTI e com as autoridades policiais. Ainda assim fica o alerta à população quanto à ação de criminosos que se passam por médicos ou funcionários do Hospital na tentativa de aplicarem os golpes.