2

Até pouco tempo atrás, ter qualificação profissional e um bom currículo seria suficiente para estar apto a uma vaga no mercado de trabalho. Mas uma tendência tem prevalecido nos últimos concursos públicos, por exemplo: a existência de prova de títulos como parte do processo de seleção.

Um exemplo disso é o caso da técnica em Enfermagem, Maria Carolina Silva. Há um no e meio integrada ao quadro de colaboradores do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, ela sempre deu atenção especial à realização de cursos e treinamentos, que além de experiência e especialização, se tornam importantes para a sua trajetória profissional.

Através de inúmeras atividades (internas e externas), Maria Carolina conseguiu avançar dentro do quadro de colaboradores, e agora, recentemente formada pelo SENAC no Curso de Técnico em Enfermagem, chegou à Unidade de Terapia Intensiva Adulta. “Devo essa conquista às oportunidades que recebi e à atitude de sempre estar buscando a capacitação como profissional em todos os sentidos”, explica.

O diretor administrativo e financeiro do Hospital, Geovane da Silva Cravo, acrescenta que os resultados obtidos pela Técnica em Enfermagem ressaltam a importância do profissional estar em constante aprendizado e sujeito a buscar crescer dentro da instituição. “Não foi à toa que ela conseguiu chegar a tal posição”, ressalta Cravo. “E o importante é não parar de evoluir sempre”, acrescenta.

Recentemente Maria Carolina passou em um concurso público municipal para atuar na área da saúde. Mesmo tendo atingido um bom índice, somente seguiu em frente graças ao número de cursos e especializações que tinha em seu currículo (prova de títulos). Ela optou em permanecer na Santa Casa de Caridade, por conta de seus objetivos profissionais e as possibilidades de crescimento na área em que se encontra.

Segundo a coordenadora de Ensino do HSCC, Aline Martinelli Piccinini, é importante que o profissional esteja ciente de seus objetivos diante das possíveis oportunidades que possam surgir. “O departamento ao qual estamos alinhados proporciona isso aos nossos colaboradores”, evidencia. “Mas para isso, há a necessária intenção e atitude do profissional em buscar a qualificação”, garante.

No caso de Maria Carolina, a oportunidade surgiu e ela estava preparada.