10366292 374427639400125 633618013972616299 n

Ser pediatra é exercer fundamentalmente a paciência e o prazer de ensinar. É quase como ser professor de gente grande, que tem dúvidas de todos os tipos e muitas vezes se desespera com elas.

As mães (e hoje em dia muitos pais, que são mais participativos) têm medo do desconhecido e reagem de forma diferente a isto. Com o tempo, a experiência aumenta e a segurança também. Mas isto só se consegue com o tempo. Se houver ajuda, a mãe e a criança sofrem menos. E é justamente aí que entra o pediatra, com paciência e vontade de ensinar.

Para o pediatra é gratificante ver mães que não tinham a menor ideia de como cuidar de um bebê, aos poucos irem se tornando mais independentes, chegando até a ensinar outras mães mais inexperientes.

Mas, além de boa vontade e paciência, é necessário ter tempo para ensinar. E é isso que diferencia um pediatra que realmente exerce a profissão de forma plena, consultando a criança sem pressa e ficando disponível para as dúvidas.

A arte da paciência é algo que sobra no pediatra que a mais de 30 anos se dedica a essa função no Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. O médico Luiz Menegaz é respeitado pela sobriedade, competência e responsabilidade no exercício da Medicina. Mas também convém salientar a importância de sua dedicação à causa voltada ao hospital.

Esta semana, o médico recebeu uma homenagem especial no local onde desempenha com dedicação incomum sua profissão. Das mãos do diretor administrativo e financeiro do HSCC, Geovane da Silva Cravo, recebeu uma placa que leva o seu nome. Nela, que ficará exposta junto à porta de entrada do setor partir de agora, está identificada a denominação da UTI Neonatal do Hospital, que recentemente recebeu aval para operar do Ministério da Saúde, que liberou a alteração de UTI Pediátrica para o novo perfil de atuação. “Temos agora uma nova linha de cuidado materno infantil em condições de começar a funcionar”, salienta Cravo.

Até o mês de novembro a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana possuía habilitação em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica Tipo II, mas conforme estudo realizado pela Coordenação da Seção de Saúde da Criança e do Adolescente do Estado do Rio Grande do Sul, foi constatado que a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana caracterizava-se por uma unidade onde as internações eram predominantemente neonatais e não pediátricas. Assim, desde 2012, o Estado passou a regular para a instituição apenas pacientes neonatos, ou seja, com menos de 28 dias de vida.

A Santa Casa de Caridade de Uruguaiana ingressou com processo para mudança de habilitação de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica para Unidade de Terapia Intensiva Neonatal que finalizou em 20 de novembro de 2014, com a Publicação da Portaria SAS Nº 1.325 que habilita a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana como Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Tipo II – UTINII.