cairoli

Devido aos laços de amizade e de negócios que o vice-governador eleito do Rio Grande do Sul,  José Paulo Cairoli, mantém com a Fronteira Oeste foi marcada uma audiência para que representantes do maior hospital da região pudessem solicitar a intervenção em torno de problemas relacionados a liberação de recursos já destinados para a Santa Casa, mas que ainda não foram repassados.

O vice-governador eleito do Estado, José Paulo Cairoli, esteve no sábado à tarde em Uruguaiana (22), reunido com a provedoria do Hospital da Santa Casa de Caridade. Na pauta do encontro necessidades urgentes do Hospital. O projeto de construção e habilitação de 116 leitos foi o centro do debate.

Outro ponto de destaque da reunião foi o comprometimento financeiro do hospital e as dificuldades enfrentadas pela Santa Casa de Caridade em receber recursos oriundos do Estado, principalmente no que diz respeito a incentivos. O momento de transição será um período de extremas dificuldades para o hospital, caso não haja mudanças no direcionamento dos recursos que a Santa Casa tem a receber. O administrador do HSCC, Geovane Cravo entregou a Cairoli um documento onde estão relacionadas às principais reivindicações da instituição, que deverão ser repassadas ao próximo secretário da Saúde do Rio Grande do Sul.

No documento está exposto o atual quadro financeiro da instituição. Cravo explica que solicitou ao vice-governador eleito sua especial atenção para autorizar o repasse dos incentivos financeiros tão logo o novo Governo tome posse, visando buscar a redução do déficit operacional da Santa Casa. “Queremos receber o incentivo para abertura do Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (R$ 300 mil), valor que ainda não recebemos”, expõe o Administrador. Também o hospital busca receber o incentivo para a nova etapa do Serviço de Alta Complexidade em Neurocirurgia da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana também orçado em R$ 300 mil. “A Instituição se programou com a melhoria dos serviços, porém como tivemos atraso na assinatura do contrato, os recursos não foram repassados, tendo desencontro no fluxo de caixa, tornando o operacional negativo, prejudicando a rentabilidade da instituição”, esclareceu Geovane Cravo.

José Paulo Cairoli acenou com dificuldades em atender o apelo da Provedoria do Hospital. “Pelo menos no período de 90 dias, estaremos conhecendo de perto o atual quadro financeiro do Estado”, argumentou.

Segundo Cairoli, o nome do titular da pasta da Saúde deverá ser conhecido até 10 de dezembro.