01]

Reforma do 5º Andar do hospital é o objetivo do grupo Uruguaiana Viva

O Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana realizou na manhã desta terça-feira (4), a segunda edição do projeto Café com a Santa Casa. O evento foi desenvolvido nas dependências do salão de festa do Sindicato dos Despachantes Aduaneiro do Rio Grande do Sul. A intenção da atividade é reunir representantes de entidades locais para que se explane sobre a realidade em todos os âmbitos do hospital. O evento é desenvolvido pelo Grupo Uruguaiana Viva, em conjunto com a Provedoria do HSCC. Em 2014 foram realizadas duas edições do “Café”.

O provedor do hospital, advogado Genaro Alfano, abriu os trabalhos apresentando um relato sobre as dificuldades financeiras do HSCC, apesar dos avanços e do desenvolvimento de uma administração sólida e eficaz. Alfano ainda explicou fatos relacionados a questões em que o hospital vem sendo prejudicado por decisões desfavoráveis junto à 10ª Coordenadoria de Saúde. Inclusive com a anuência da atual secretária de saúde de Uruguaiana, Saoinara Marques. De acordo com o Provedor, pleitos como a ampliação em 116 leitos para o hospital (construção da Asa Sul da instituição) e a aquisição de um aparelho de ressonância magnética foram negados pela Coordenadoria de Saúde, incluindo a concordância da gestora de saúde pública do município. “Não entendemos a razão de tal posicionamento contrário ao crescimento da Santa Casa”, relatou Alfano.

Por esta questão, esteve ontem em Porto Alegre, o administrador do Hospital, Geovane Cravo, que participou da reunião ordinária da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO). A meta do Administrador era exatamente explanar sobre o problema, na tentativa de reverter o dano causado pela decisão da Coordenadoria de Saúde. O trabalho de buscar uma decisão favorável ao hospital e à saúde local foi positivo ao final da reunião. Os prefeitos da região concordaram em rever a decisão de suas secretarias de saúde e apontar um caminho favorável ao Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. “Houve uma definição sensata por parte da maioria dos prefeitos da Fronteira”, comemorou Geovane Cravo.

Uma data foi marcada para que o assunto seja novamente avaliado pela 10ª Coordenadoria de Saúde. Na avaliação dos prefeitos, uma vez o hospital da Santa Casa de Uruguaiana sendo prejudicado, também o sistema de saúde regional sairá lesado.

Uruguaiana Viva

Durante o evento desta terça-feira (4), foi lançado oficialmente o trabalho de reestruturação, recuperação e remodelação do 5º andar do hospital, num trabalho desenvolvido pelo grupo Uruguaiana Viva, que propõe à comunidade o projeto 2015 – Clara Luz. “Ela é uma fada que quer fazer o mundo andar por suas próprias ideias. Ela não se cansa de exercer habilidades de ser solidária e agente de mudanças. E capaz de contagiar as pessoas através do toque de sua varinha de condão”, explica uma das integrantes do Grupo Uruguaiana Viva, June Bergalo.

O projeto inicia em forma de livro ouro. Posteriormente, para os que desejarem contribuir, o grupo colocará à disposição um site para as doações, onde cada um poderá escolher o valor da contribuição. As quotas são desde R$ 200 até o valor do quarto remodelado, R$ 15 mil. “Serão 21 quartos e 31 leitos a serem remodelados”, ressalta June. “Com o valor arrecadado, reformaremos os quartos do 5º andar com camas eletrônicas, mesa de cabeceira e refeição, poltrona reclinável, sofá cama, tv de plasma, ar condicionado Split, armário e utensílios de banheiro”, finaliza.

Mais informações sobre como contribuir podem ser obtidas através dos telefones: 99957576/9928-0005 e 9906-0421.