urug 001

Santa Casa completa nesta sexta-feira (30), mais um ano de sua fundação

No ano em que completa 117 anos de fundação, a instituição filantrópica busca afirmar seu conceito de ser hospital de referência regional, além de resgatar uma de suas principais características: ser uma entidade aberta, transparente e, principalmente, apta a receber a solidariedade da comunidade onde ela está inserida. "Sem nunca deixar de lado a importância de continuar crescendo e se especializando", acrescenta o provedor da instituição, advogado Gennaro Alfano.

Habilitado pelo Ministério da Saúde, como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia e Radioterapia, o Hospital da Santa Casa de Caridade é referência na fronteira oeste nesse setor. Por isso, um de seus maiores investimentos em 2014 passa exatamente em fortalecer o atendimento nessa área. Para isso ocorrer, estão sendo investidos cerca de R$ 6 milhões em recursos da própria Santa Casa e do Instituto de Radioterapia e Oncologia (IRON), empresa parceira do hospital no setor.

A importância é tanta nesse segmento que recentemente o hospital recebeu do Governo Federal, um importante equipamento de radioterapia, orçado em cerca de R$ 3 milhões. O administrador do HSCC, Geovane Cravo, afirma que também nesse sentido, o hospital vem aplicando importantes recursos nessa área. "A parceria entre o HSCC e o IRON redundou em um investimento para a aquisição de um acelerador linear, avaliado em outros R$ 3 milhões", referendou.

Atualmente a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana conta com cerca de 700 funcionários que atendem uma demanda regional, que atinge números impressionantes. Somente no Pronto Socorro, em atendimentos de emergência e urgência, além de consultas ambulatoriais (área amarela), mais de seis mil pessoas recebem por mês a atenção dos profissionais da Santa Casa. O hospital é hoje de referência regional em Alta Complexidade em Oncologia, Cardiologia e Neurologia.

Ao todo, mensalmente, são efetuadas cerca de 700 internações, sendo que o hospital realiza mais de dez mil atendimentos a cada período de trinta dias, 96% deles via Sistema Único de Saúde (SUS). "São números importantes para as saúde da região, tendo em vista que o hospital recebe diariamente pacientes dos mais variados pontos da fronteira e também do Uruguai e da Argentina", garante Cravo. "Temos recebido, por exemplo, o interesse de argentinos, que querem que seus filhos nasçam aqui, por causa do serviço de qualidade prestado pelo hospital e seus profissionais", define.

O próximo passo da direção do hospital é assinar em junho, um acordo de recontratualização com o Governo do Rio Grande do Sul, uma espécie de contrato de prestação de serviços da instituição hospitalar com a saúde administrada em nível estadual. Esse documento encaminharia um acréscimo substancial nos atendimentos realizados pelo hospital. Atualmente o montante repassado pela Secretaria Estadual de Saúde alcança a R$ 30 milhões por ano. "Com o novo pacto, poderemos chegar a quase 50 milhões de reais", lembra Cravo.

Outro importante projeto que a Santa Casa tem pela frente visa atender a uma demanda que cresce a cada dia. O projeto de construção da ALA Sul deverá ampliar em 116 leitos a estrutura de atendimento às internações no hospital. Equivale a um investimento de algo em torno de R$ 10 milhões. "Estamos buscando auxílio de todas as formas em todos os níveis", observa Cravo. Atualmente o hospital conta com 244 leitos, que por vezes, em épocas de intensa procura, se tornam insuficientes.