paradinha07

Uma equipe de profissionais e de estagiários do Serviço de Saúde Mental do Hospital da Santa Casa de Caridade participou nesta sexta-feira (16) da 3ª edição da Paradinha pela Vida, atividade organizada pelo Departamento do Sistema de Atenção Integral a Saúde Mental, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.  

Desenvolvido anualmente, o evento é alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. Além disso, segundo os organizadores, a atividade serve para a divulgação da Parada do Orgulho Louco, a ser realizada em Alegrete.

A atividade foi desenvolvida na praça Barão do Rio Branco e realiza ações que visam recuperar conceitos como louco, maluco, doente mental, deficiente mental e outras denominações, a partir do movimento e da integração da sociedade e dos meios de comunicação. “Para isso são realizadas uma série de campanhas de reeducação e de mobilização da comunidade referendando os direitos de inclusão.

O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental.

Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Go to top