PS Humanizado

Durante esta semana, quem precisou ser atendido no Pronto Socorro do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana se deparou com uma nova proposta, proporcionando mais humanização ao setor e tornando mais amena a espera dos pacientes.

A atividade que está sendo desenvolvida pela Comissão de Controle de infecção Hospital (CCIH) integra a Campanha de Higiene das Mãos, organizada junto ao serviço de atendimento do Pronto Socorro Municipal.

As crianças que estiverem no Pronto Socorro com seus pais estarão sendo orientadas sobre a importância de higiene das mãos para prevenir doenças, tais como diarréia e bronquiolite. “É muito importante orientarmos nossas crianças sobre a importância de lavar as mãos”, explica a responsável pelo Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (NUGETES), coordenadora de Ensino, Aline Martinelli Piccinini. “Agindo assim, evitamos a propagação de agentes patológicos que ocasionam várias doenças”, define. A boa lavagem das mãos é a primeira linha de defesa contra a propagação de várias doenças, desde a mais simples, como o resfriado, a doenças mais graves, como Influenza, Meningite, Hepatite A, Bronquiolite e os mais variados tipos de diarréia infecciosa.

De acordo com a coordenadora do Pronto Socorro, Taziane Saruba, a dinâmica contempla principalmente a área da pediatria, pois o trabalho está diretamente relacionado ao período em que as crianças necessitam permanecer no local à espera do atendimento. “Com a ação, as crianças se sentem mais à vontade, mesmo tendo que ser atendidas posteriormente”, acrescenta.

As atividades de recreação são disponibilizadas em horário comercial, através da intervenção dos Estudantes do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) e da recreacionista do Hospital, Melissa Fagundes, que fornecem as informações sobre higienização.

Os irmãos Ryan e Jean aprovaram a atividade e aproveitam o período em que estiveram esperando o atendimento do pediatra no Pronto Socorro desenhando e pintando gravuras, ao som de músicas infantis que deram um clima mais ameno em um ponto de grande fluxo de pacientes. 

Go to top