Faixa de Fronteira

O administrador do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, Geovane Cravo, participou nesta sexta-feira (4), do painel de “Saúde” durante o 6º Seminário Faixa de Fronteira, realizado no plenário da Câmara Municipal.

Entre outros assuntos, o primeiro dia do Seminário abordou a saúde na Fronteira: hospitais, postos de saúde e procedimentos. O presidente do Sindisaúde de Uruguaiana, Renato Correa, faz a coordenação da mesa e o painel conta com as palestras do médico Edson Machado, do Simers; do administrador Geovane Cravo, da Santa Casa de Uruguaiana e do professor João Cleber Teodoro, diretor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana e do chefe de Gabinete do Executivo Municipal, Fernando Alves.

Para abordar o desenvolvimento da questão da saúde na região, o enfoque foi o curso de medicina na Unipampa. De acordo com o professor e diretor, João Cleber Teodoro, o processo para a implantação do curso está nas fases de adequação da instituição para as exigências necessárias. “Com o respaldo técnico estaremos fazendo os ajustes para encaminhar para as instâncias superiores da universidade”, disse.

O administrador da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, Geovane Cravo, falou da importância de investimentos como a ampliação do hospital em 116 leitos, a chamada “Asa Sul”. “Se avaliarmos essa questão com o crescimento da UNIPAMPA, iremos ter um aumento no volume de estágios, o que com certeza garante a manutenção do curso de medicina, pois estaremos ofertando para todo o campo de estágio”, declarou.

Já o médico Edson Prado Machado, diretor do SIMERS (Sindicato Médico do Estado do Rio Grande do Sul), explicou que a implantação de novos cursos de medicina deve ser segmentada e seguir critérios técnicos de exigência. “O que preocupa a abertura de cursos de medicina com qualidade e não num momento pré- eleições e que não formem médicos de qualidade e não supram as necessidades da região”, finalizou.

(com a colaboração da Assessoria de Imprensa da Força Sindical)