oab santa casa

O Dia Mundial do Rim (13 de março) foi comemorado em Uruguaiana com uma série de atividades realizadas junto à Clínica Renal de Uruguaiana.

Durante todo o dia foram realizadas apresentações artísticas com a participação de convidados especiais, palestras de profissionais da área da saúde e distribuídos copos de água para todos os participantes.

Conforme Anderson Antonello, administrador da Clínica Renal, pesquisas ao longo dos anos sugerem que beber mais água ajuda a limpar os rins de sódio, ureia e toxinas do corpo.

Em todo o mundo, 500 milhões de pessoas sofrem de problemas renais e 1,5 milhão delas estão em diálise. As estatísticas revelam também que uma em cada dez pessoas no mundo sofre de doença renal crônica. De acordo com os dados, pacientes com esse tipo de doença têm 10 vezes mais riscos de morte prematura por doenças cardiovasculares. A estimativa é de que 12 milhões de pessoas no mundo morrem por ano de doenças cardiovasculares relacionadas a problemas renais crônicos. “É preciso tomar água ao longo do dia, entre as refeições, segundo nossas necessidades, ritmo de vida, época do ano e outras situações”, evidencia a enfermeira Judite dos Santos Martins, responsável técnica da Clínica Renal. Também não se deve abusar da água, quando os rins estiverem comprometidos, mas  é necessário manter o corpo sempre bem hidratado. ”É muito importante beber água para manter o organismo em bom funcionamento”, finaliza.

Entre os visitantes esteve o presidente da Subseção da OAB de Uruguaiana, Mauricio Félix Blanco; o secretário geral adjunto Marcelo Aramburu Borin; representando a Comissão da Mulher, Claudia Pires, e o delegado da Caixa de Assistência, André Alfano. O grupo ainda visitou as dependências da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana a convite do administrador do hospital, Geovane Cravo e da coordenadora de ensino, Aline Piccinini. Entre os assuntos tratados esteve a possibilidade de formalização de convênio da Caixa de Assistência com o Hospital.

Os advogados elogiaram a excelente infra-estrutura e equipamentos de alta tecnologia do hospital. A Subseção comprometeu-se em ajudar a divulgar as campanhas realizadas pela Santa Casa.