0001

Responsáveis por 70% do atendimento hospitalar no Rio Grande do Sul, os hospitais filantrópicos começam a receber a partir de abril, até o final do ano, R$ 250 milhões. São recursos do Governo do Estado, repassados pela secretaria da Saúde, para complementar os valores pagos por serviços assistenciais prestados para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O repasse representa um “plus” de cerca de 30%, em média, no valor pago pela tabela SUS para procedimentos hospitalares. A medida deve resultar no aumento da oferta de serviços e enfrentar os pontos críticos do atendimento hospitalar de média complexidade no Estado.

O governador Tarso assinou a resolução 64, que autoriza o repasse. A medida permite aumentar a prestação de serviços à população, via SUS. No Estado, sete milhões de gaúchos são usuários do SUS. “O governo do Rio Grande do Sul assume sua parcela de responsabilidade no financiamento do Sistema Único de Saúde e incentiva a produção e a qualificação do atendimento prestado pelos hospitais filantrópicos”, disse a secretária de Saúde, Sandra Fagundes.

Os incentivos variam entre R$ 10 mil e R$ 3 milhões e podem ser acessados pelos 230 hospitais filantrópicos gaúchos, em nove parcelas a partir de abril. Os hospitais filantrópicos atuam prioritariamente no atendimento de média complexidade.

Em 2013, o repasse federal para este setor foi de cerca de R$ 800 milhões, enquanto o estado aportou mais 500 milhões de reais em incentivos para, volume 33% superior ao ano anterior.

O Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, também contemplado pelo programa, esteve representado na cerimônia pelo administrador Geovane da Silva Cravo.