geovane em poa

O encontro entre representantes da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, da Prefeitura Municipal e da Secretaria Estadual da Saúde, realizado nesta sexta-feira (17), em Porto Alegre, buscou a resolução de dois assuntos de grande importância para a comunidade local.

No primeiro deles, a discussão entre o administrador do HSCC, Geovane Cravo, o representante da Provedoria do hospital, Luiz Cláudio Dias; do prefeito Luiz Augusto Schneider e da secretária estadual da saúde, Sandra Fagundes; girou em torno do processo de garantia, por parte do Governo do Estado, da manutenção dos atendimentos de procedimentos eletivos de média complexidade por parte do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. Até 31 de dezembro, convênios entre o HSCC e a Prefeitura, garantiam as realizações dos procedimentos. Como é de interesse municipal investir recursos na área da saúde básica, buscou-se o Estado para que a população de Uruguaiana continuasse a ser atendida em procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade.

O prefeito Luiz Augusto Schneider sugeriu à secretária de saúde, Sandra Fagundes, que o Estado repassasse a partir de agora recursos financeiros para a cobertura plena das despesas com as cirurgias eletivas realizadas pelo Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. A Secretária fez diversos questionamentos sobre o processo que vem sendo desenvolvido no município e como o hospital vem respondendo a demanda da população. Constatou através de dados substanciais que o HSCC vem fazendo plenamente esses atendimentos. “Nós alocamos recursos onde acontece efetivamente o trabalho e há o interesse do Estado em auxiliar casos como o de Uruguaiana”, garantiu Sandra Fagundes.

Como a gestão da saúde no município não é plena, esse conceito garante a negociação de recursos diretamente entre o Hospital da Santa Casa de Caridade e a Secretaria Estadual da Saúde, facilitando o caminho para a solução do problema.

Ficou acordado que o Governo do Estado, através da SES, avaliará criteriosamente o que foi discutido durante o encontro. Sandra Fagundes garantiu que até o final de janeiro se pronuncia sobre um parecer positivo para o caso de Uruguaiana. De acordo com o que foi conversado durante a reunião, recursos entre 450 e 650 mil reais mensais poderão ser liberados para a cobertura dos procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade para o HSCC. “Após a reunião e o diálogo aberto diretamente com a Secretária, cremos no entendimento e temos a perspectiva positiva que até o final do mês esse caso estará solucionado”, garantiu o administrador do HSCC, Geovane Cravo.

O outro assunto em pauta no encontro realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari, foi o Instituto de Cardiologia de Uruguaiana (INCAR), que depende, ainda, da aprovação da liberação e canalização dos recursos para a Santa Casa de Caridade, após o período de paralisação dos atendimentos no município. Desde então, os recursos estão sendo direcionados para Ijuí, município que atende, desde então, parte da demanda de casos desse setor e, por isso, recebe atualmente os recursos do Governo do Estado.

Após a aprovação por parte dos secretários municipais de saúde ligados à AMFRO (Associação dos Municípios da Fronteira Oeste), no início de janeiro, em Alegrete, para que o processo de atendimentos volte a ser realizado no setor de Cardiologia em Uruguaiana, o último passo é a autorização da SES para que a Santa Casa passe novamente a receber a dotação de recursos. De acordo com a Secretária, essa resposta, para que Uruguaiana volte a receber a habilitação orçamentária para realizar os procedimentos no setor de cardiologia, deverá ser oficialmente garantida na próxima semana. “O processo já foi aberto desde a manifestação dos Secretários e agora passa pela avaliação dos técnicos em diversos departamentos da SES”, disse Sandra Fagundes.

Tão logo seja definida e garantida a habilitação do teto dos recursos orçamentários para o setor de cardiologia do HSCC, a Secretária se comprometeu a acompanhar o primeiro procedimento a ser desenvolvido novamente pela equipe do INCAR. “Entendemos que no início de fevereiro tudo esteja resolvido”, disse o administrador do HSCC. “Os contatos foram extremamente positivos e a Secretária se mostrou plenamente favorável buscar a liberação de recursos para o Hospital, comprometendo-se com a Santa Casa, tanto na questão cirurgia eletivas, quanto na situação da habilitação orçamentária do INCAR”, completou Cravo.