Doe-Sangue HEMOES 031

No período das festas de final de ano, o número de doadores de sangue cai quase pela metade. Por isso, é necessário estimular uma cultura de doação permanente, mesmo por que as necessidades continuam, em média, sendo as mesmas.

Atualmente, as pessoas com 16 anos já podem doar sangue, com autorização dos pais. O limite vai até os 69 anos de idade. O peso mínimo continua sendo 50 quilos. 

O Banco de Sangue do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana necessita atualmente de doadores de sangue do tipo O Negativo.

Apesar de ter sido convencionado como doador universal, o sangue "O Negativo" pode ser considerado raro, já que ocorre em apenas 9% da população.

O baixo índice de doadores com tipos sanguíneos raros faz surgir a preocupação de se manter os estoques de sangue “O Negativo” em níveis cada vez mais altos. Diante deste quadro, a direção do Banco de Sangue do HSCC, alerta à população para que as pessoas entendam que a doação de todo tipo sanguíneo é bem-vinda e extremamente importante. O Banco de Sangue é uma instituição que ajuda a salvar vidas e que está à disposição para tirar as dúvidas de qualquer cidadão que tenha vontade de doar.

As doações nessa época do ano caem, pois as pessoas ao viajarem acabam deixando de lado a atitude de procurarem um banco de sangue. O sangue é um remédio. Para fazer um tratamento, é necessário esse remédio, e o único fornecedor é o doador. Se não há doador, não há sangue para o tratamento.

Go to top