unnamed

Os secretários de saúde da região da Fronteira Oeste estiveram nesta sexta-feira reunidos em Uruguaiana a convite da direção do Hospital da Santa Casa de Caridade. Na pauta dos trabalhos, os detalhes em torno de como está a casa de saúde para atender a demanda dos serviços de alta complexidade na região de abrangência da 10ª Coordenadoria Estadual da Saúde. O assunto tratado foi tão importante que contou com a participação do coordenador Modesto Zuneda Neto e do coordenador adjunto Moisés Pereira Fontoura. Este último, na próxima semana, deve assumir a titularidade da Coordenadoria. A reunião aconteceu junto à Clínica Renal Municipal, recentemente instalada em sua nova estrutura junto ao Hospital.

Na abertura dos trabalhos, o administrador do HSCC, Geovane Cravo, ressaltou os aspectos importantes relacionados aos avanços obtidos pela Santa Casa na área da gestão hospitalar, requisito básico para que investimentos públicos pudessem ser direcionados para o hospital de forma mais abrangente. Disse ainda, da importância em se ter à disposição, na atualidade, para a comunidade da Fronteira Oeste, serviços de atendimento de alta complexidade na área da oncologia, neurologia e atendimento de urgência.

Em seguida, os diretores clínico e técnico, médicos Luiz Antônio Marty e José Vitório Moccelin, expuseram aos presentes todo o quadro de funcionamento interno do hospital. Marty, que também é cardiologista, ainda esclareceu aos presentes sobre a importância para a região da reativação do INCAR (Instituto de Cardiologia). "Pacientes que estão sendo atendidos em Ijuí, por exemplo, passarão a receber procedimentos em Uruguaiana, o que demanda menor custo para os municípios e menos sofrimento para os pacientes", esclareceu aos gestores municipais de saúde.

Durante o encontro foi realizada uma visita a diversos pontos do hospital, tanto na estrutura externa (obras e benfeitorias), como na área interna, nos setores que receberam inúmeras melhorias. O setor de Cardiologia, por exemplo, recebeu uma atenção especial dos presentes, através da exposição do médico Fábio Motta. Item por item foi levado ao conhecimento dos gestores. Também foram visitados o Ambulatório, a Neurologia e o Setor de Urgência do Hospital.

Ao término da visita, o médico Estevão Cesar Santana Poitini elucidou dúvidas sobre o funcionamento geral da Clínica Renal de Uruguaiana, salientando que atualmente são atendidos 26 pacientes, mas que em operação plena cerca de cem pacientes da região receberão atendimento no local.

O provedor do HSCC, Gennaro Alfano, ao final da visita, presenteou os sete representantes dos gestores municípios vizinhos com um exemplar do livro que conta a história da Santa Casa.

Os secretários de saúde da região deverão se reunir no dia 9 de janeiro, em Alegrete, para analisarem em conjunto a transferência de habilitação do teto de valores para o atendimento no setor de cardiologia de Ijuí para Uruguaiana. O valor orçado do teto de investimentos pode chegar até R$ 300 mil mensais.

Com isso concretizado, o Incar volta a operar ainda na primeira quinzena de janeiro de 2014.